ABAIXO-ASSINADO CONTRA O FECHAMENTO CEAPS - Centro de Educação e Apoio Social

Já assinou 0 pessoa. Ajude a chegar a 25.000.

O Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) desenvolve ações de capacitação e projetos educacionais especiais para profissionais, pacientes, familiares e comunidade; orienta e acolhe os pacientes e familiares em tratamento em Belo Horizonte. É composto por equipe multiprofissional envolvendo acadêmicos de diversas áreas. O Ceaps é uma ação estratégica e inovadora para um Serviço de Triagem Neonatal, pois entende-se que o acolhimento às famílias triadas pelo Programa é o que faz a diferença na adesão ao tratamento. Orienta e acolhe pacientes e familiares que são diagnosticados com alguma das Patologias triadas no teste do Pezinho, sendo elas:

Hipotireidismo Congênito, Doença Falciforme, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidades.

O Ceaps possui infraestrutura física que dispõe de espaços para banho, alimentação e descanso. Também disponibiliza meio de transporte até locais de consultas e exames, além do retorno à rodoviária, quando necessário. É um trabalho realizado desde de 1993 em conjunto com os 853 municípios do Estado de Minas Gerais para garantir aos pacientes e seus familiares não apenas o diagnostico e tratamento, mas também o entendimento sobre as doenças complexas e crônicas diagnosticadas com vistas a autonomia e auto cuidado. As ações do Ceaps extrapolam o período de permanência em suas dependências contribuindo para uma linha de cuidados digna e humanizada que envolve profissionais de uma ampla rede de atenção envolvendo todo o Estado.

E tudo isso acabará em 30 de setembro de 2017. Devido a falta de recursos e aporte financeiro do Estado, se torna impossível mantear a estrutura funcionando. Com isso milhares de pessoas correm o risco de terem seus tratamentos comprometidos podendo deixar de ter inclusive acesso, o que poderá ocasionar danos irreparáveis a vida desses pacientes e familiares.

A Sra. Maria Zenó Soares, representante da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Dreminas),  e a Sra Claudiana Armendane, representante da Associação de Apoio as pessoas com Fibrose Cística de Minas Gerais (Amam), se colocam à disposição caso seja necessárias maiores informações.

Contatos:

Dreminas: (31) 3409-8933.

Amam: (31) 3245-0949 - www.amam.org.br

Hoje: Maria Zenó está contando com você!

Maria Zenó Soares precisa do seu apoio na petição «Assine contra o fechamento do Centro de Educação e Apoio Social (CEAPS)». Junte-se agora a Maria Zenó e mais 16.075 apoiadores.