Vitória confirmada

Mobilização contra a instalação de uma usina hidrelétrica na Cachoeira dos Henriques (Paraisópolis x Gonçalves)

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 2.659 apoiadores!

Está em aprovação a construção de uma usina hidrelétrica na Cachoeira dos Henriques, localizada nos municípios de Paraisópolis e Gonçalves, MG. A obra, se concretizada, provocaria danos ambientais irreversíveis para a cachoeira e parte da vegetação ao seu redor, além de afetar o turismo e escassez de água.

Nós representantes da sociedade civil, moradores e proprietários de terra da região, somos contra a construção desta usina e estamos solicitando que seja criada, com urgência, uma LEGISLAÇÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL para proteger, de uma vez por todas, os recursos naturais (tais como áreas de serra e cachoeiras) dos municípios de Paraisópolis e Gonçalves. Para tal estamos propondo como referência o Modelo de Lei de Proteção do Patrimônio Natural adotado pelo município de Carrancas/ MG, a Lei nº 1.491 de 13 de Julho de 2015, que pode ser consultada neste pdf.

Uma vez que a cidade de Gonçalves implantou a lei de preservação, a mesma não se torna eficaz sem a mesma lei seja implantada em Paraisópolis. Sendo que a cachoeira fica bem no marco divisório das duas cidades.

Trecho extraído da página facebook.com/emdefesadegoncalves. Lá está que o sócio-diretor da Federal Energia, Erick Menezes de Azevedo, esteve na Feira de Orgânicos da cidade Gonçalves e falou para alguns indignados com a construção da usina.
Na ocasião, Erick reafirmou sua intenção de continuar o empreendimento da Usina e entre outras coisas disse que para ele nem a lei votada na Câmara Municipal e nem a decisão da Prefeitura valiam. E que iria recorrer no plano federal. (continua)

Hoje: Everton está contando com você!

Everton de Assis Ferreira precisa do seu apoio na petição «Assine agora contra a instalação de uma usina hidrelétrica na Cachoeira dos Henriques (Paraisópolis x Gonçalves)». Junte-se agora a Everton e mais 2.658 apoiadores.