A diaspora quer ser ouvida

0 have signed. Let’s get to 100!
At 100 signatures, this petition is more likely to be featured in recommendations!
Aguinalda e Gracinha started this petition to assembleia nacional and

A emigração quer ser ouvida…

Nós, Caboverdianos na Diáspora, queremos alertar as autoridades da República de Cabo Verde das dificuldades que encontramos quando vamos para o País.

Estando no estrangeiro, a vida de emigrante não é assim tão fácil.
Quando deixamos o nosso país é justamente em busca de uma vida melhor, mas não damos as costas completamente à nossa Pátria. Trabalhamos no estrangeiro sempre com aquele orgulho de ser Caboverdiano e procuramos maneiras de voltar para a Terra Mãe sempre que possível. Na continuidade dos esforços levamos também os nossos descendentes a conhecerem o nosso País, a sua cultura e os seus valores. Gestos fundamentais para todos nós, os que ficaram e os que emigraram.

Há emigrantes que têm a possibilidade de investir no País para ajudar ao desenvolvimento económico e não só! Isso é uma das primeiras formas para preparar talvez um dia, o regresso à Terra!
E quando o emigrante vai de férias tenta resolver algumas situações que não podem ser resolvidas à distância. Entretanto, a recepção nas administrações,  seja na, alfândega, câmara, electra, etc... muitas vezes é difícil (para não dizer quase impossível).

Os deputados aparecem somente em períodos eleitorais, o que provoca desinteresse dos Caboverdianos em inscrever-se nas listas eleitorais.

Por essas razões, solicitamos uma reforma  no sentido de melhorar as relações entre a emigração e Cabo Verde:

- Um melhor apoio do governo e do município quando a Diáspora regressa no País,

- Uma melhor comunicação sobre os direitos dos emigrantes em Cabo Verde e fora de Cabo Verde,

- Um Banco de Emigrantes ou uma Casa de Emigrantes em cada ilha que poderá encorajar os investimentos,

- Uma melhor participação da Diáspora na vida econômica e política de Cabo Verde,

- Uma análise aprofundada da situação da Diáspora, de forma a melhorar as condições do emigrante quando regressa,

- Acelerar o intercâmbio com as comunidades ao nível político, económico e cultural,

- A concessão do direito de voto dos emigrantes nas eleições municipais.

De mãos dadas com a diáspora queremos ser ouvidos.

A Diáspora Caboverdiana

0 have signed. Let’s get to 100!