TODOS: Fundos de Recuperação do COVID19

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Desde o início que a pressa e falta de transparência com as quais o processo de decisão sobre o plano de recuperação económica está a ser conduzido são alarmantes. Isso tem amplificado receios de que poderá haver limitada disponibilidade da parte das instituições para genuinamente acolher os frutos da reflexão e debate que têm vindo a ocorrer na sociedade civil. Podemos e devemos exigir melhor

É neste contexto que vimos subscrever a proposta "TODOS" para que seja realizada em 2021 uma assembleia cidadã sobre a visão estratégica para o uso dos fundos europeus até 2030. Um exercício de genuína participação pública, envolvendo um painel diverso de cidadãos trabalhando – com o apoio de especialistas – ao longo de múltiplos meses, permitirá a Portugal escapar ao controlo dos interesses instalados que há décadas têm forte influência em ocasiões vitais como esta.

Uma assembleia cidadã tomará decisões informadas apenas pelo interesse público, livre dos compromissos (político-partidários, pessoais, económicos, etc.) que tantas vezes limitam as escolhas dos nossos decisores políticos. A diversidade de vivências e realidades dos membros de uma assembleia cidadã vai equipá-la com uma visão única sobre como dar resposta a estes tempos difíceis que vivemos. Acreditamos que estes serão elementos fundamentais para que os fundos de recuperação sejam investidos da forma que melhor reflecte os interesses dos portugueses.