Todos pelo Arroio da Ingrata

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Alison Luiz Batista criou este abaixo-assinado para pressionar Povo Tibagiano

O Arroio da Ingrata é um lindo lugar que vem sofrendo os impactos do turismo irregular, devido o uso contínuo sem nenhuma preocupação ambiental. Portanto é preciso que nós tenhamos consciência quanto a este problema, devemos frear algumas atitudes que comprometem sua integridade como patrimônio ecológico da comunidade.

Durante muitos anos o descuido de algumas pessoas deixaram muitas marcas que denigrem sua beleza, embora hajam providências da parte do poder público com relação ao lixo no local, mas estas são superficiais e pouco eficazes; conquanto existem outros agravantes que condenam a ordem e o equilíbrio que a natureza do local por direito inato merece.

Muito lixo espalhado e incrustado por todo o espaço, pois só há uma lixeira e esta fica longe do alcance dos usuários que por negligência não dão o destino adequado aos resíduos sólidos;

Vandalismo com a prática de fogo constante, pois nos costumeiros churrascos muitas vezes não são apagadas as fogueiras. E consequentemente o fogo migra através do vento ou bitucas de cigarro para a vegetação nativa de campos e remanescente de cerrado das margens do afluente, fato que compromete seriamente a mata ciliar ameaçando também uma porção de mata Atlântica de galeria cuja ladeira íngreme pode perder tal cobertura e ficar propensa a gravíssimo assoreamento;

Vandalismo com a fragmentação de vidro pela quebra das embalagens de bebidas alcoólicas, disparos de armas de fogo que ameaça a integridade física dos circunstantes e do proprietário da referida área que mora nas proximidades;

Danos ao patrimônio privado, pois os frequentadores do local recorrem muitas vezes aos palanques das cercas da chácara como opção para o fogo e assar carne, danificando todo sistema.

Prática de rituais sinistros que além do alto número de lixo deixado nos pontos, ainda revelam crueldades com animais, pois repetidas vezes foram vistas aves mortas junto dos apetrechos macabros.

Desrespeito ao meio ambiente com práticas que violam os direitos dos animais como abandono e dispensa de restos mortais dos mesmos, principalmente cães e gatos;

Práticas que afrontam a harmonia  e a ética social, como prostituição, uso e venda de drogas, perturbação  do sossego através do alto volume de som automotivo costumeiro aos finais de semana e feriados prolongados; fato que incomoda e agrava o proprietário do sítio que desde sempre cedeu gratuitamente o espaço para o bel-prazer de todos;

Diante tais informações foi firmado contrato reconhecido em cartório por uma empresa e o proprietário do local, com o intuito de impor regras e regulamentar o uso dos recursos naturais em referência o que trará muitos benefícios e impactos positivos tanto para o lugar quanto para a comunidade:

Instalação de lixeiras (orgânicos e reciclável);

Instalação de Bitucários para disciplinar os fumantes;

Instalação de módulos sanitários (masculino e feminino);

Manutenção e limpeza do lixo;

Cobrança de taxa ($2 para visitantes locais e $5 para visitantes de fora); e com a receita arrecadada pagar salário para recepcionista e monitor constante na área e este fará a vigilância e manutenções necessárias;

Instalação de trilhas suspensas em trechos com evidências de assoreamentos para conter o processo degradativo e também tornar mais acessível e seguro para todos, principalmente cadeirantes e pessoas com dificuldades motoras;

Reposição de mata ciliar seguindo as normas de compatibilidade entre os ecossistemas que compõem o lugar, angariando mudas em viveiro florestal existente na região. E futuramente possibilitar a educação ambiental (turismo pedagógico) para grupos de  estudantes e escoteiros com abordagem pedagógica falando da importância da mata ciliar, recursos hídricos e consequentemente sua gestão e preservação;

Enfim, restaurar, zelar, manter limpo, gerar emprego e renda local, muda para melhor, causar uma mudança para melhor, proteger a natureza, propor uma benfeitoria...

Se você apoia a iniciativa peço gentilmente que me ajude com este abaixo assinado!

Atenciosamente

Alison Luiz Batista Técnico em Turismo/ Guia Regional

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!