AÇÃO CLIMÁTICA JÁ!

AÇÃO CLIMÁTICA JÁ!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Thais Yumi criou este abaixo-assinado para pressionar Aos Governadores estaduais e

Estamos claramente diante de mudanças climáticas sem precedentes, frente à repercussões ainda mais trágicas do aquecimento global que o já esperado, em acordo com o mais recente relatório da ONU em seu Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Na atual data, a mais alta temperatura já registrada na Europa, em Siracusa, de 48,8ºC, tornou-se notícia.

Assim, a sobrevivência da humanidade em um planeta habitável requer a adoção também sem precedentes de novos princípios, prioridades e enfoques no desenvolvimento humano, incluindo o nacional, e cada minuto conta, pois quanto antes as mudanças ocorrerem, menores serão os impactos já catastróficos ao homem.

O impacto ambiental, previsto pela ONU em um consenso de inúmeras pesquisas, não poupará ninguém - o consenso da ciência é que a inércia significa um autoextermínio da humanidade.

A inatividade das autoridades e a criação de obstáculos à medidas protetivas do ambiente e desenvolvimento sustentável diante do aquecimento global é o maior crime contra a humanidade imaginável.

Isso posto, é perfeitamente possível impedir pioras na situação já de calamidade do meio ambiente, e eventualmente progredir para um planeta saudável e de abundância, mas isso exige que atitudes drásticas e rápidas sejam tomadas.

Com isso em foco, exigimos que:

1. Sejam feitos esforços imediatos na redução de emissão de carbono no país. Recursos e tecnologias não poluentes e renováveis já disponíveis, como a energia solar, devem ser adotados com desespero.

2. Estimule-se imediatamente o desenvolvimento e a implementação de tecnologias sustentáveis em um nível nacional, tornando-se o maior foco de todos os setores de pesquisa e desenvolvimento do país.

Combustíveis não poluentes, fontes de energia ecoeficientes, coleta seletiva de lixo, materiais recicláveis e reutilizaveis, agricultura e a lucratividade dos agronégocios, retirada de plásticos e microplásticos do oceano, tratamento de esgoto e água - difícil imaginar o que não poderia ser não apenas tornado ecologicamente sustentável, como melhorado de forma a trazer qualidade de vida para as gerações por vir, com as inovações nos campos das ciências e computação já existentes.

O uso de tecnologias e sistemas como Big Data, Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial, ciência de dados, entre múltiplas outras, possuem um potencial incrível na criação de inúmeras soluções à uma realidade sustentável e gerar uma economia circular próspera, com pesquisas e resultados já concretos por todo o mundo. Já existem até pesquisas comprovando o potencial do uso de ondas do mar na geração de energia, com resultados cada vez mais positivos e eficazes.

Todavia, repita-se, quanto antes forem feitas mudanças, melhores serão os resultados.

3. Os investimentos na preservação do meio ambiente sejam multiplicados.

Já há efeitos e perdas irreversíveis causados pela atividade humana, mas a proteção da natureza e sua diversidade é essencial para o funcionamento de todos os sistemas humanos, pois os efeitos negativos em uma forma de vida afetam em cadeia as demais, e o desequilíbrio inevitavelmente traz consequências indesejaveis, tais quais os desastres climáticos que estamos presenciando, epidemias, perdas de recursos naturais e financeiros, entre outros. Cientistas concordam que o desmatamento da Amazônia, se não interrompido, trará prejuízos de R$5,7 bilhões por ano ao agronegócio nacional, por exemplo.

A emergência climática já está presente, porém muitas soluções e o potencial de desenvolvimento de outras também, mas estas devem ser adotadas com extrema urgência, pois a demora em adotar mudanças é proporcional à dificuldade da reversibilidade e recuperação ambiental e do custo exigido para tal adoção.

A sobrevivência das atuais gerações, principalmente as mais novas, está em jogo, e se nada fizermos, serão as últimas.

O alarme da natureza não podia ser mais óbvio com os desastres ambientais generalizados, mas com a dedicação certa, podemos criar uma forma inovadora de viver em harmonia com o ambiente do qual dependemos, porém a ação deve ocorrer o quanto antes.

É certo que as tranformações serão desafiadoras e podem exigir mudanças desconfortáveis na forma em que consumimos recursos, mas entre um futuro cientificamente comprovado de suicídio coletivo, de falência e colapso de todas as estruturas humanas, e um de bem-estar, estabilidade e riqueza de recursos e, com isso, financeira, a opção parece óbvia.

O foco na sustentabilidade é a unica opção para a sobrevivência e subsistência humana, e traz promessas de novos níveis de conforto e qualidade de vida à humanidade.

Com ênfase, o fracasso em tornar o estilo de vida humano sustentável é um autoextermínio inevitável.

Trata-se de um momento histórico à existência de vida humana e não humana, e de tomar ações agora...ou nunca.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!