Anvisa: obrigue médicos a avisarem os pacientes sobre os riscos dos implantes de silicone

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Anvisa, o FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA) está finalmente ouvindo as mulheres americanas e queremos que vocês nos ouçam também. A Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos (BAAPS, na sigla em inglês) já recomenda que os pacientes sejam informados dos riscos.

Em julho a empresa Allergan anunciou o recall de próteses específicas e vocês, Anvisa, determinaram a suspensão da venda dessas próteses pelo risco de câncer. O problema é: e quem está com a prótese? Quem vai nos proteger? Além disso, mulheres ao redor do mundo todo estão tendo problemas que acreditam estar relacionados com a prótese, já que ao explantar, os sintomas se vão. Não se trata de tendência, de modismo, ou de um novo estilo de vida. Trata-se de saúde. 

De acordo com a revista Época em uma reportagem desse ano, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) declara que "nos últimos dez anos houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos. Em 2016 — ano do último censo realizado pela SBCP—, foram feitas 1.472.435 cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras em solo nacional, das quais 6,6% foram em pacientes com até 18 anos, o equivalente a 97 mil procedimentos. Esses números colocam o Brasil na liderança em número absoluto de jovens que passam por esse tipo de cirurgia. “Nos Estados Unidos, 4% dos pacientes que se submetem a cirurgia estética são adolescentes. Só no ano passado foram realizadas cerca de 66 mil cirurgias estéticas. No Brasil esse número já ultrapassou 90 mil”, explicou Jayme Farina Junior, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP)."

É um número muito alto de novas pacientes e de pessoas em risco, e não são apenas adultos. Estamos falando de um número alto de adolescentes.

Essas pessoas precisam de INFORMAÇÃO. A maioria de pessoas que tem problemas hoje com relação a prótese se arrepende de ter colocado e se soubessem dos riscos não teriam colocado em primeiro lugar. Eu sou um exemplo disso. Eu não detestava a minha aparência, mas se podia gostar mais através de um procedimento seguro - por que não? O problema é que não é um procedimento 100% seguro e pouquíssimo se falava e se fala a respeito dos riscos. Fala-se sobre contratura, rejeição. Mas câncer? Doença auto imune? Não. E tem uma diferença grande entre isso.

Não está certo. Informação é essencial para uma escolha correta. Apesar de cada pessoa ser dona do próprio corpo, existe um órgão regulamentador de dispositivos médicos para isso. Para garantir que todas as informações necessárias a respeito de um produto que será comercializado e inserido dentro do corpo de uma pessoa sejam passados a ela. Em um mundo ideal, o correto seria que apenas produtos 100% seguros fossem comercializados. 

Contudo, quantos testes foram feitos para saber que as próteses de silicone eram seguras? Por quantos anos? Queremos saber e os médicos precisam informar sobre isso quando falam sobre implantar silicone.

Sabemos que não há consenso médico sobre o assunto, mesmo porque não existem estudos sobre o uso da prótese por longo período - só que esses estudos precisam ser feitos. Entretanto, enquanto não são e enquanto há esse limbo entre o que é ou não seguro, o número de pacientes que poderão sofrer desse mesmo problema só aumenta, bem como o número de mulheres que relatam sofrer os mesmos sintomas, que na grande maioria desaparecem ao sinal do explante.

Concluindo, essa petição é para requerer que os médicos sejam obrigados a avisar sobre os itens abaixo, porque eles já eram de conhecimento público em 2016 quando eu coloquei, mas essa informação não chegou até mim, da mesma forma que não chegou a milhares de mulheres. Ela precisa começar a chegar e isso só depende de um órgão - ANVISA.

- riscos de desenvolvimento de câncer relacionado a prótese de silicone (afinal, isso não está restrito aos implantes da marca Allergan);

https://oglobo.globo.com/sociedade/empresa-faz-recall-de-implante-de-silicone-ligado-cancer-raro-que-causou-mortes-23829093

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/04/07/tirei-as-mamas-por-causa-de-cancer-e-tive-linfoma-devido-ao-silicone.htm

https://www.metropoles.com/saude/saiba-como-detectar-problemas-em-proteses-de-silicone

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/empresa-faz-recall-mundial-de-silicone-por-risco-de-cancer-raro/

https://istoe.com.br/o-silicone-que-da-cancer/

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/03/22/cancer-ligado-a-implante-de-protese-mamaria-mata-12-nos-eua-e-na-australia.htm

https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI297171,71043-Pacientes+acionam+a+Justica+contra+fabricante+de+implantes+mamarios

- riscos de desenvolvimento de doença autoimune (AZIA);

https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,doenca-rara-e-ligada-as-proteses-de-silicone-imp-,1144063

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43575735

- muitas mulheres que não necessariamente se conhecem sentem sintomas muito semelhantes umas das outras - como por exemplo ansiedade, fadiga, dor nas juntas, dor muscular, insônia, névoa no cérebro, dificuldade em concentrar, perda de memória, formigamento, vertigem, febre/ calafrios, fraqueza muscular, intolerância a temperatura, sensibilidade a luz e ao som, dificuldade em engolir, perda de cabelo, pele e cabelo seco, cicatrização lenta, sinusite, doenças crônicas, candidíase, erupção cutânea, pertubação visual, sensação de sufocamento, zumbido no ouvido, dor de cabeça, depressão, diminuição da libido, alterações de humor, dor aguda nos seios, ganho de peso, intolerância alimentar, inflamação/ sensibilidade nos gânglios, linfáticos, sintomas e diagnóstico de doenças autoimunes, sintoma de Síndrome de Fadiga Crônica, Sintomas de fibromialgia, Inflamação, palpitações cardíacas, intestino/ bexiga irritável, falta de ar, transpiração noturna - e que elas acreditam estar relacionado a prótese de silicone. 

https://veja.abril.com.br/saude/especialistas-alertam-para-risco-de-doenca-associada-a-protese-mamaria/

https://piaui.folha.uol.com.br/empresas-omitem-lesoes-causadas-por-implantes-de-mama/

https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/10/28/atriz-retira-implantes-dos-seios-apos-relatar-infeccoes-e-perda-de-memoria.htm

- que estamos passando por um momento de descoberta e muitas dúvidas a respeito da possibilidade da existência da Doença do Silicone.

- quão segura é a prótese, quantos estudos foram feitos a respeito, durante quantos anos e com quantas pessoas.

Trata-se de saúde e ela nunca foi e nem será opcional.