ANCINE, cumpra a lei de inclusão! Queremos acessibilidade nos cinemas!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500.000!


Como pessoas com deficiência, queremos assegurar o nosso direito de frequentar salas de cinema como qualquer outra pessoa! Já existe uma lei e a tecnologia para isso, mas a ANCINE quer barrar o nosso direito de ter acesso à essa forma de cultura com os recursos que precisamos: LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendas. Nós queremos ir ao cinema! Nos ajude nessa luta!

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão 13.146, aprovada desde 2015, todo indivíduo com deficiência tem direito à cultura, esporte, turismo e lazer. E, de acordo com a Instrução Normativa 128, de 2016, as salas de cinema devem oferecer, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

Porém, estamos em 2018 e essa lei ainda não foi cumprida pelos órgãos competentes com a conivência da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), que vem postergando esse direito. A instrução normativa segue sendo alterada ano após ano! Em 9 de outubro foi publicada a última alteração, adiando a obrigatoriedade dos conteúdos acessíveis de novembro de 2018 para junho de 2019. Com isso, mais de 16 milhões de pessoas cegas e surdas estão sendo prejudicadas e excluídas deste direito previsto em lei.

Queremos então que a nova postergação da lei seja cancelada, e que os prazos sejam cumpridos. Precisamos fazer que essa obrigatoriedade entre em vigor, fazendo valer nosso direito! 

Se não fizermos nada, até quando esses adiamentos vão continuar? Muitas pessoas continuarão sendo excluídas de algo que é algo tão importante quanto a própria alfabetização: a cultura. É através dela que todo indivíduo tem acesso à arte, crenças, costumes, outros estilos de vida, desenvolve a imaginação e a empatia e pode se sentir em igualdade com o outro. Não podemos deixar isso acontecer!



Hoje: Edgar está contando com você!

Edgar Jacques precisa do seu apoio na petição «ANCINE, cumpra a lei de inclusão! Queremos acessibilidade nos cinemas!». Junte-se agora a Edgar e mais 300.208 apoiadores.