SALVE O PLANETA! ADOTE UMA GARRAFINHA!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Professora Cássia 7º ano C​.​E.Novo Mundo criou este abaixo-assinado para pressionar Alunos e

O copo plástico descartável faz parte da sua rotina?

O canudo de plástico descartável não é o único vilão do meio ambiente, sabia? Ele anda lado a lado com o copo plástico descartável, outro inimigo ambiental! A maior parte da produção do copo descartável é usada em ambientes corporativos, festas e eventos, escolas, repartições públicas.

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Mas ainda podemos reciclar todos essa produção, certo? Errado. O plástico tem potencial para reciclagem, mas o seu mercado ainda é muito precário, cada quilo do material pode ser vendido por até R$ 0,20 – são necessários mais de 400 copos de plástico descartáveis para somar apenas um quilo. Além disso, de todo o plástico que já foi produzido em todo o mundo, desde sua invenção ainda em 1950, apenas 9% foi realmente reciclado para entrar novamente no ciclo de produção.

Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza. Isso porque o copo plástico descartável é produzido a partir do poliestireno, um componente derivado do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.

O primeiro passo pode ser eliminar os copos plásticos descartáveis da sua vida. Você só precisa trocar por um reutilizável e carregar na bolsa. Cada copo reutilizável evita, no mínimo, o uso de quatro descartáveis – por pessoa. Além disso, quando usados em eventos pode diminuir em até 80% todos os resíduos descartáveis no final do dia.

Confira outras dicas para você dizer um adeus definitivo para os copos plásticos descartáveis:

*Ande sempre com o seu copo reutilizável dentro da bolsa;
*Prefira um copo de plástico durável (copo eco feito de PP05, pois ele tem 25 vezes menos impacto sobre o meio ambiente do que todas as outras opções descartáveis e não libera bisfenol-A);
*No trabalho: adote uma caneca ou copo para chamar de seu;
*No restaurante: opte por copos duráveis, caso o restaurante/lanchonete ofereça de plástico descartável, peça um de vidro e explique o motivo pelo qual você está fazendo esta troca, às vezes rende até uma boa conversa sobre o assunto;
Que tal adotar a ideia do copo reutilizável? Lembre-se a mudança de hábito começa por você!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!