TRANSPARÊNCIA: VAMOS LUTAR PELO FIM DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM (TRI) NO ENEM

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Ricardo Barbosa criou este abaixo-assinado para pressionar Ministério da educação

Ano após ano os inscritos no ENEM precisam lidar não só com a falta de organização do INEP, mas com suspeitas de fraude e (principalmente) com a total falta de TRANSPARÊNCIA do maior exame do país. E essa falta de transparência tem como principal motor a alteração da avaliação tradicional (quando a nota dos candidatos equivalia à soma do número de questões corretas) pela Teoria da Resposta ao Item.

Essa nova forma de calcular a nota dos candidatos (conhecida como TRI) passou a depender de tantos fatores complexos que é impossível a qualquer candidato prever sua nota no ENEM. De um modo geral os candidatos são surpreendidos pelas notas e, com frequência, vemos alunos perplexos apontando que um amigo teria acertado 05 questões a menos na prova e ainda assim teria somado 100 pontos a mais na média. Como é do conhecimento de todos, a nota de quem erra só uma questão no Enem pode variar até 92 pontos! 

Tal lógica, associada a constantes denúncias de fraude no exame, gera uma desconfiança brutal acerca do ENEM. A utilização do TRI acaba com qualquer transparência no exame. 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!