Vitória confirmada

ALTERAÇÃO CARNAVAL DE RUA 2018

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 220 apoiadores!


Comerciantes e moradores das ruas internas e estreitas dos bairros têm sido prejudicados com a avalanche de enormes blocos de carnaval. Em função das cenas de abuso, desrespeito e sujeira observadas durante o desfile de grandes blocos de carnaval no último mês de fevereiro de 2017, estamos fazendo um abaixo-assinado online, solicitando que não seja mais autorizado o desfile de grandes blocos nas ruas internas dos bairros. Este abaixo-assinado inclui comerciantes e moradores e será levado ao Presidente da Riotur, Marcelo Alves e ao Coordenador de Carnaval, Mário Felippo.

Vandalismo, impossibilidade de acesso do ir e vir são consequências da desorganização, excesso de gente e venda irregular de bebidas alcoólicas nas ruas de bairros residenciais. Embora o Rio de janeiro seja conhecido mundialmente pelo CARNAVAL, precisamos revitalizar o carnaval de rua a partir da tradição carioca em que foliões brincam, cantam, e divertem-se de modo espontânea em seu ambiente residencial.                                          A participação de patrocínio exclusivo de cervejarias mudou o rumo do carnaval carioca. Na prática há excesso de ambulantes, inclusive crianças vendendo bebida alcoólica, com o aval do governo e da sociedade. 

SUGESTÕES:

Gostaríamos de sugerir apenas um bloco por dia desfilando na orla, em horário pré- estabelecido, sem caminhão de som e ambulantes vendendo bebidas.  Tal medida evitaria a imundície das ruas, menor violência, bem como garantiria o melhor uso do espaço publico por foliões e moradores que pretendem usufruir do Carnaval de modo mais tranquilo, uma vez que se estipularia um mesmo horário para o desfile dos blocos em todos os bairros. Esta mudança levaria o folião a brincar no próprio bairro, reduzindo transtornos no trânsito,  deslocamento da população, facilitando a fiscalização.

Quem quiser beber poderia levar de casa sua bebida, comprar no comércio regular, usando o banheiro deste estabelecimento.

Durante as Olimpíadas a presença de pontos de fornecimento de água potável e gratuita da CEDAE foi feita com muito sucesso. Por que não manter durante o Carnaval?  

Quanto aos grandes blocos, poderiam ser aproveitadas as instalações OLÍMPICAS criando o BLOCÓDROMO, espaço este a ser explorado pela RIOTUR com patrocínio das cervejarias, restaurantes e venda de ingressos.
O Rio de Janeiro teria então dois bons espaços: o Blocódromo para quem gosta dos blocos diurnos e o Sambódromo para quem gosta do desfile noturno das escolas de samba.  
Neste contexto, torna-se fundamental  a seleção e o treinamento da PMs e GMs para a fiscalização deste tipo de evento, já que a exclusiva presença física em ambientes com milhares de pessoas vem se revelando ineficiente, incapaz de dar segurança e um mínimo de ordem ao caos em que se transforma o Rio de Janeiro durante o carnaval.

Video de parte do problema do carnaval 2017!!! https://www.facebook.com/dulce.wilmersdorfer/videos/10211533411478304/

DEFINITIVAMENTE NÃO EXISTE INFRAESTRUTURA NAS RUAS INTERNAS DOS BAIRROS PARA O DESFILE DE GRANDES BLOCOS COM PATROCÍNIOS!!!!



Hoje: Movimento Calçadas Livres está contando com você!

Movimento Calçadas Livres precisa do seu apoio na petição «ALTERAÇÃO CARNAVAL DE RUA 2018 - RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro:». Junte-se agora a Movimento Calçadas Livres e mais 219 apoiadores.