Alteração dos parâmetros legais para aulas presenciais em BH

Alteração dos parâmetros legais para aulas presenciais em BH

Ao Exmo. Sr. Prefeito de Belo Horizonte.
Ao Comitê de combate ao COVID em Belo Horizonte
No mês de junho/2021, decorridos quinze meses de afastamento das salas de aulas das escolas de Belo Horizonte, nossos filhos puderam finalmente retornar às atividades presenciais em forma de revezamento após a autorização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) (DECRETO Nº 17.632, DE 18 DE JUNHO DE 2021).
Publicou-se recentemente a PORTARIA SMSA/SUS-BH Nº 0374/2021, em 21/08/2021, que regulamenta o funcionamento das instituições com novos parâmetros. A portaria define a presença dos alunos na escola desde que se respeite o distanciamento de no mínimo 1m (um metro) linear entre os alunos e reitera a manutenção de medidas preventivas como boa ventilação cruzada, uso de máscara e itens para higienização pessoal. Ocorre que em escolas que tem espaço mais restrito e que contam com grande quantidade de alunos, apesar da redução do espaçamento, permanece o rodízio semanal das crianças e dos adolescentes.
Como exemplo da permanência da divisão em bolhas podemos citar o colégio Santo Antônio , o colégio Santo Agostinho central, o colégio Bernoulli (fundamental 2), entre outros. Nós, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes em fase escolar, não vemos mais o motivo de manter o distanciamento de um metro linear entre os alunos , impedindo o retorno integral às salas de aula, sabendo que diversas outras atividades não essenciais e que não gozam da prioridade absoluta do direito à educação já voltaram a funcionar no nosso município. Nesse sentido houve a publicação do decreto municipal 17.702 de 30/8/21 e da Portaria SMSA-SUS BH 405/2021 , ampliando-se a permissão de atividades em nossa cidade e permitindo eventos nas escolas com público, desde que utilizado o protocolo das feiras e exposições.
É incontestável a superioridade do ensino presencial em relação às aulas remotas na faixa etária de nossos filhos, quando além da instrução formal, adquirem segurança emocional, espírito de grupo e pertencimento e desenvolvimento de afetos necessários ao aprendizado para a vida.
Assim, solicitamos , através dessa carta, que a PBH, com o aval do comitê de Combate ao COVID , reveja a exigência do distanciamento de um metro linear entre os alunos, retornando o espaçamento para 1m2 (um metro quadrado) por aluno, que vigorava em dispositivo legal anterior, de forma a possibilitar o retorno de TODAS as crianças e adolescentes que puderem e que os responsáveis legais permitirem à escola.
Certos da compreensão de Vossas Excelências, antecipamos nossos agradecimentos.
Assinam abertamente esta carta como autores pais e mães de alunos do colégio Santo Antônio, do colégio Santo Agostinho Central, do fundamental 2 do colégio Bernoulli e demais cidadãos que lutam pelo direito à educação na sua forma plena.