ALTERAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE ALTURA MÍNIMA PARA INGRESSO NA PMSC

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Mariana Zandonadi
Mariana Zandonadi assinou este abaixo-assinado

O abaixo assinado tem o intuito de modificar a exigência de altura mínima de ingresso para mulheres na Polícia Militar de Santa Catarina de 1,60 para 1,55.

O que ampara a mudança é o fato de o Exército exigir 1,55 para mulheres, e a Polícia Militar é força auxiliar do Exército, não há motivo para divergir em relação aos requisitos. Ademais, outros estados da Federação já efetuaram essa mudança, o que prova que a exigência não tem condão científico, pois não há um padrão entre os estados. Há estados em que o IBGE mostra, que a média de altura é a mesma de SC, porém a exigência de ingresso para PM é mais baixa do que aqui no estado.

Dessa forma, uma diferença diminuta no requisito de altura não se mostra capaz de atrapalhar o desempenho físico das candidatas. Apesar de lícita, a exigência de 1,60 se torna injusta quando analisada de forma conjunta com a exigência de altura das Forças Armadas e o fato de que o homem brasileiro tem em média 1,73 de altura e o concurso exige 1,65, portanto, a exigência é menor que a média, o que no momento, não acontece com a exigência para mulheres