#Alcirina contra o fascismo e a polarização - Agora está nas nossas mãos!

0 have signed. Let’s get to 100!
At 100 signatures, this petition is more likely to be featured in recommendations!
Halcirina do Brasil started this petition

#Alcirina contra o fascismo e a polarização - Agora está nas nossas mãos!

Nesta quarta-feira (03), um grupo de jovens ambientalistas, economistas, jornalistas, ativistas e outros representantes da sociedade civil brasileira que apoiam os candidatos Marina Silva (REDE) , Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmim (PSDB) se uniram através de um manifesto para pedir que os candidatos se juntem em uma candidatura única para combater Bolsonaro e o PT. A hashtag #Alcirina liderou o ranking dos tópicos mais falados no país na quarta, e continuou influenciando debates e posicionamentos ao longo da semana. Até o filho de Eduardo Jorge, vice de Marina, entrou na onda e declarou seu voto ao Ciro para barrar o Bolsonaro. Mais de 30.000 eleitores assinaram o manifesto, e muitos mais compartilharam posts e memes pedindo a união. Se o movimento #EleNao foi um grito desesperado contra o perigo da ascensão do fascismo no Brasil, o Manifesto #Alcirina apresentou uma estratégia pragmática e simples para barrar tanto o candidato Jair Bolsonaro, quanto a volta do PT: uma migração em massa dos votos para o candidato Ciro Gomes.

A escolha de Ciro foi baseada no fato do candidato estar mais bem colocado nas últimas pesquisas e contar com menor rejeição que Marina e Alckmim, bem como nas projeções de segundo turno, nas quais Ciro ganha tanto de Bolsonaro quanto Haddad com folga. Em troca, foi pedido que Ciro incorporasse pontos das propostas de Marina e Alckmin, garantindo também que ambos partidos tenham uma posição de destaque em seu governo. Os três presenciáveis em questão se manifestaram a respeito: Marina e Alckmin recusaram a aliança, enquanto Ciro sinalizou para os eleitores dos rivais prometendo incorporar a maioria dos pontos de Marina e alguns de Alckmin. Diante da recusa dos candidatos em comporem formalmente a aliança, muitas pessoas nos perguntaram: estará a #Alcirina morta?

A resposta é: nossa heroína nunca esteve mais viva! Nos últimos dias, muitos eleitores declararam que mudaram seu voto para garantir um governo democrático e aberto ao diálogo. Nosso movimento não é um cheque em branco para o Ciro: vamos cobrar o cumprimento da promessa de incorporar pontos de outros candidatos e, em muitos casos, ser oposição direta ao seu PDTista. Hoje, porém, queremos garantir a possibilidade de termos em 2019 um governo que nos permita ser oposição. Infelizmente, chegamos a esse ponto. Como no famoso dilema do prisioneiro, hoje, estamos coordenando nossos votos e abrindo mão da nossa opção inicial para evitar um resultado que nenhum de nós quer.

Eleitores brasileiros, sei que nosso pedido soa quase absurdo, mas não queremos falar para nossos filhos e sobrinhos que fizemos o absurdo para deter o fascismo e a polarização no Brasil? Não queremos ir dormir domingo, seja qual for o resultado, sabendo que fizemos tudo que estava e não estava ao nosso alcance para impedir uma tragédia? Eu sei que é um movimento desesperado, mas se for nossa única esperança, não vale a pena tentar? Respeitamos muito a campanha dos outros candidatos, mas tempos extraordinários demandam medidas extraordinárias.

Ainda dá tempo de mudar esse cenário e levar o Ciro pro segundo turno. Eleitores brasileiros, não deixemos que o país sucumba ao ódio e fanatismo. Juntos podemos garantir uma terceira via para o Brasil!

#ElesNao #DemocraciaSim #Alcirina12 #Ciro12

0 have signed. Let’s get to 100!