Movimento Abrace a Vida

Movimento Abrace a Vida

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!

Abrace a Vida Movimento criou este abaixo-assinado para pressionar SOCIEDADE CIVIL

NÃO DAREMOS CONTA DESSA TRAVESSIA SEM AS ARTES E AS CULTURAS

#ABRACEAVIDA

Estamos atravessando uma pandemia nos movendo em meio ao torpor. As artes e as culturas fortalecem o sistema imune da vida em sociedade e operam como antivírus.

As artes e as culturas promovem anticorpos porque geram solidariedade.

A poesia é uma travessia. A cultura é uma travessia. A arte é uma travessia. E a vida é a grande travessia. 

O filósofo Friedrich Nietzsche pensou: “a arte existe para que a realidade não nos destrua”. O poeta Ferreira Gullar escreveu: “a arte existe porque a vida só não basta”.

Como atravessar a vida sem as artes e as culturas? Como atravessar os tempos bons e ruins sem a literatura, a música, o teatro, a dança, o cinema, a pintura? Como atravessar a vida sem a fabulação?

A arte nos reúne. Ela tem a capacidade de nos reunir no teatro, na biblioteca, na pinacoteca, no museu, no centro cultural, na praça, na rua. Mas ela é tão fabulosa e generosa, que nos reúne também em casa. De maneira solitária e, principalmente, solidária.

Noutras palavras. A arte é companhia. Por ser companhia, gera encontros com o mundo, com o outro e consigo mesmo.

Assim, é também abraço. Um enlace de acolhimento e cuidado. As artes e as culturas promovem saúde e bem-estar psíquico e social. Por isso que se constituem como direitos humanos.

As artes são fatores indispensáveis de humanização. A vida só não basta. Sem as artes, a grande travessia da vida fica insuportável e não conseguimos dar conta da realidade.

Daí que a arte é também esperança. Ela comove nossos espíritos e move nossos corpos para cantar, contar, dançar, interpretar, pensar, ler, escrever e compor nossas vidas e histórias.

A arte como esperança nos anima para o futuro. A chama artística nos ajuda atravessar o tempo com mais cuidado, atenção e criatividade.

Atravessar a vida com a arte é uma experiência de formação e de transformação. Nesses termos, toda travessia é um posicionamento, um gesto, um ato político e estético.

A arte, substancialmente, é resistência. Ela resiste à ignorância, à barbárie e à morte. Ela gera conhecimento e amplia nossas capacidades críticas e inventivas de ser e estar no mundo, de ver e reinventar o mundo.

Os tempos difíceis e ruins que estamos atravessando nos convocam a reinventarmos o mundo e a vida em sociedade, de maneira mais solidária e atenta no convívio entre a diversidade cultural e a biodiversidade da natureza.

Fazemos aqui um convite ético e estético para que possamos cuidar das vidas nessa travessia. Sem os espíritos solidários e criativos das artes e das culturas não daremos conta.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!