Um Grito de Socorro por Professores no Curso de Direito na UNEAL - CAMPUS VI (Maceió/AL)

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Nós, estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus VI/Maceió-AL, abaixo-assinados, vimos por meio deste com bastante preocupação concernente a situação acadêmica da UNEAL nos últimos anos, especificamente no que concerne a: 

1) Número insuficiente de servidores professores e servidores técnico-administrativos; 

2) Contratação em esquema temporário de um elevado número de docentes para o curso de Direito, enquanto se estrutura a realização de Concurso Público a efetivar vários professores para as cadeiras catedráticas do bacharelado em Direito neste CAMPUS VI;  e,

3) Expansão da Universidade Estadual de Alagoas, sem uma política de novo concurso para suprir a necessidade de aulas, pois, se estamos expandindo, mais alunos, mais professores e mais técnicos devem ser implantados na UNEAL.

Por isso, mesmo com a criação de novos campi, mesmo os campi já existentes sofrendo com os problemas supracitados; precisamos de mais professores. Os alunos da UNEAL CAMPUS VI vêm sofrendo com a falta de professores, com bastante aulas vagas, com troca-troca de professores, com uso de professores para ministrar aulas sem a formação acadêmica à rigor do/para o Curso de Direito, e acima de tudo isso, inúmeras disciplinas da Grade Curricular do Curso de Direito que não se vislumbram professores para ministrá-las. Isso afeta, inclusive, a formação humana e acadêmica de todos nós estudantes. Quiçá, não sustentar que isso também afeta nossa condição de humanos, ou seja, de Direitos Humanos na Educação.

Ao longo dos anos vários professores saem da instituição por motivos de pesquisa, formação acadêmica em outros níveis (Mestrado e Doutorado) ou por doenças, mas em 2017 e 2018, nós sentimos de forma cruel essa desorganização. Vamos para o Campus e voltamos para casa? É isso! São mais de dois períodos acadêmicos com essa insustentável situação. Isso denigre nossa imagem de estudante. Nos desmotiva. Nos deixa cabisbaixo e de mãos atadas por saber que sempre somos os últimos a sermos escutados neste sistema de ensino verticalizado. E mais, diante da falta de muitos professores, podemos inferir as inúmeras aposentadorias, agravando ainda mais o problema que estamos apresentando aqui de forma sucinta. 

Sabemos que um concurso público está sendo discutido e levantado para efetivar docentes na UNEAL, mas que possam acelerar, assim como o fazem para a segurança pública. Porém, diante da imensa necessidade de mais professores, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, juntamente com a Reitoria da UNEAL, precisam URGENTEMENTE ver os números autorizados para contratação, pois estamos iniciando aulas nesta semana, e até a presente data, nos foi sugerida a ideia de não nos ofertar disciplinas, ou seja, não nos matricularmos. Um absurdo! Pode isso pela instituição como meio de corrigir ou mascarar a necessidade posta por nós neste abaixo-assinado? Não podem deixar de matricular, pois assim, deixaria o Estado sem insumos para se valer de aplicar o Direito aos estudantes e contratar professores.

Essa situação vem pondo em risco o direito à educação além da segurança e saúde dos alunos, e abalando a reputação UNEAL CAMPUS VI, uma instituição que tenta romper com a lógica perversa da não oferta de vagas em nível superior ao Curso de Direito. Ela abarca com muita responsabilidade aos estudantes de Alagoas nos seus mais diversos CAMPI, onde outra Instituição de Ensino Superior não conseguiu chegar. É um ganho, é um marco. Mas, precisamos de apoio para continuar seu legado histórico na formação do povo alagoano. Estamos falando do que é nosso: A UNEAL É NOSSA!

Dessa forma, nós abaixo-assinados solicitamos providências imediatas, definitivas e sustentáveis para aumentar o quadro efetivo de professores, atendendo de fato as necessidades de nosso CAMPUS VI. Para não dizer: pensar o todo e enxergar a UNEAL. 

Avante, 



Hoje: Javan Sami está contando com você!

Javan Sami Araújo dos Santos precisa do seu apoio na petição «A Vossa Excelência, Governador do Estado de Alagoas, Sr. Renan Calheiros Filho.: Um Grito de Socorro por Professores no Curso de Direito na UNEAL - CAMPUS VI (Maceió/AL)». Junte-se agora a Javan Sami e mais 336 apoiadores.