NÃO À CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA NA CACHOEIRA GRANDE EM CANAÃ - MG
NÃO À CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA NA CACHOEIRA GRANDE EM CANAÃ - MG
A importância deste abaixo-assinado

Pela quarta vez (anos 1996, 2008, fevereiro e outubro de 2021) a Cachoeira Grande, situada entre os municípios de Canaã-MG e Jequeri-MG, sofre o risco de desaparecer, desta vez partindo de um empreendimento da empresa Jequeri Energia S.A., que está tentando licenciamento ambiental para a construção de uma central hidrelétrica no rio Santana, onde forma-se a cachoeira.
Os impactos de uma hidrelétrica são irreversíveis! Se este projeto for aprovado, a vazão do rio e da cachoeira será comprometida, podendo secá-la em épocas do ano, tornando-a apenas um paredão de rochas e afetando o abastecimento de agricultores da região. Perde-se, também, a nuvem de umidade que influencia na qualidade do ar e nas chuvas, prejudicando diretamente as plantações destas mesmas famílias agrícolas. Além disso, o desmatamento das margens e as linhas de transmissão destruirão por completo a beleza paisagística da cachoeira, comprometendo algo muito importante para a região que é o turismo local, o que afeta economicamente o município. Os impactos serão enormes! A partir da "pequena" hidrelétrica a tendência é que, no futuro, o empreendimento vise a construção de uma barragem. Assim, quando há a abertura das comportas, os danos sociais, ambientais e econômicos todos já conhecem: vidas, famílias e histórias devastadas pela água represada.
Por isso, nós abaixo assinados (Sociedade Civil Organizada de moradores e amigos da Cachoeira Grande), solicitamos em caráter de urgência à SEMAD de Minas Gerais, SUPRAM Zona da Mata Mineira, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, ao Ministério Público de Minas Gerais e ao Governo do Estado de Minas Gerais medidas legais para que seja feita a proteção permanente da Cachoeira Grande. E às Prefeituras e Câmaras Municipais de Canaã-MG e Jequeri-MG, que esse patrimônio natural seja definido em decreto como Monumento Natural, de acordo com o que está preconizado no artigo 12, da Lei 9.985/2000, que estabeleceu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, para que sua preservação seja permanente para as gerações vindouras. Este abaixo-assinado será encaminhado a todos os órgãos competentes que possam garantir o nosso direito constitucional, conforme preconizado no art. 225 da Constituição Federal:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
É URGENTE! Por favor, nos ajude nessa luta! ASSINE E COMPARTILHE ESTE ABAIXO ASSINADO!
Imagens cedidas pela Fly Drone MG (@flydronemg)