Pedido de explicações aos órgãos competentes sobre o leilão da IRBR3 no dia 29​.​01​.​2021

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Pedido De Explicações criou este abaixo-assinado para pressionar Órgãos competentes e com atribuições para regular o mercado financeiro

Lista destinada a reunir os investidores e acionistas pessoas físicas da empresa IRB. Como se sabe, no dia 29.01.2021, as ações IRBR3 permaneceram em leilão quase o dia todo.

No dia 28.01, a IRBR3 valorou 17,8% e encerrou com um volume financeiro da ordem de R$ 1,49 bilhão. No dia 29.01, a IRBR3 encerrou com uma queda de 6,1% e encerrou com um volume financeiro da ordem de R$ 311 milhões.

Neste dia, a B3 informou que o motivo/critério adotado para os leilões foi o instrumento da CVM 168 Art. 9º ("Independente dos critérios acima, o Gerente do Pregão poderá determinar que uma operação seja submetida a prévio leilão, quando, a seu critério, o tamanho do lote a ser negociado exceda a quantidade considerada normal ou para assegurar a continuidade dos preços”).

O objetivo dessa petição é reunir assinaturas dos sócios e acionistas pessoas físicas da empresa IRB, para, em pedidos conjuntos aos órgãos competentes, solicitar as informações necessárias para a proteção legal de pessoas físicas investidores, questionando às autoridades diversos pontos, tais como:

- A B3 julgou excessiva a quantidade de lotes negociados, considerando que, no dia 29.01, houve 10 leilões, sendo que na parte da tarde (16:32) iniciou o leilão com volume financeiro de R$ 6,8 milhões? Este valor é relevante para ocorrer leilão?

- A B3 utiliza critérios para definir o preço justo da ação? (Questionamento em razão de Banco Safra e Eleven Financial, por exemplo, terem apresentado preço alvo acima do valor de fechamento do dia 29.01).

- Por que a B3 e a CVM não adotaram o mesmo motivo/critério (Instrumento CVM 168 Artigo 9º) na queda de 16,4% realizada em apenas dois pregões ocorridos nos dias 22.01 e 26.01?

- Por que algumas ações valorizaram na bolsa acima de 100% (Exemplos: MMXM, OSXB, SLED, DOHL, MGLU, VVAR, WEGE, OIBR, VALE, AERI, NGRD e outras) e nunca adotaram este motivo/instrumento?

- Quais as regras permissivas e restritivas sobre a venda a descoberto? Por que a regra é a possibilidade de que ações de pessoas físicas sejam alugadas? No silêncio, a regra não deveria ser a impossibilidade de aluguel?

- Outros questionamentos poderão ser incluídos.

SE VOCÊ APOIA ESSA CAUSA E DESEJA QUE SEJAM DIRIGIDOS PEDIDOS DE EXPLICAÇÕES AOS ÓRGÃOS COMPETENTES, assine essa petição, com o seu nome completo e CPF. Você também pode assinar e enviar seu nome completo com CPF para pedidodeexplicacoes@gmail.com

Ao final, reuniremos todos os assinantes e elaboraremos pedidos de explicações aos diversos órgãos com atribuições para atuar na regulação do mercado financeiro.

Ao assinar a petição, colocando seu nome completo e CPF, você autoriza a formulação de pedidos de esclarecimentos aos órgãos competentes, compondo a lista geral a ser entregue futuramente.

* Comentários fakes serão excluídos.

** ASSINE E COMENTE COM SEU NOME COMPLETO E CPF. OU ASSINE E ENVIE SEU NOME COMPLETO E CPF PARA pedidodeexplicacoes@gmail.com

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!