Toda criança tem direito a um meio ambiente saudável. Mas isso não é implementado! A crise ambiental global, a mudança climática, a extinção de espécies, a inundação de plástico, a poluição da água e do ar colocam em risco maciçamente as chances de sobrevivência, especialmente das crianças:
Cada ano 1,7 milhões de crianças morrem antes do quinto aniversário porque têm que beber água contaminada ou respirar ar poluído.
Cerca de 800 milhões de crianças estão contaminadas com chumbo do meio ambiente.
A seca extrema ameaça a vida de 160 milhões de crianças. A fome e a desnutrição são o resultado.
O lar de mais de 500 milhões de crianças está gravemente ameaçado pelas enchentes.
A destruição ambiental mata as crianças e sua esperança de um futuro que vale a pena viver! É por isso que milhões de crianças e jovens em todo o mundo saem às ruas em busca de melhores políticas climáticas e ambientais e de um modo de vida mais sustentável. Chegou a hora de ouvi-los e levá-los a sério!
Precisamos de um direito reconhecido globalmente pelas Nações Unidas que obrigue todos os Estados e todos os atores sociais a proteger as crianças de hoje e de amanhã contra os perigos ambientais. Um meio ambiente saudável deve ser reconhecido como um direito humano!
Como as crianças são particularmente afetadas pela destruição ambiental e pela mudança climática, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança deve ser ampliada: Crianças de todo o mundo devem poder reivindicar seu direito a um ambiente saudável.
Como parte da campanha mundial MEU PLANETA - MEUS DIREITOS, apelamos urgentemente para:
1. Ao Secretário-Geral da ONU:
Convide os Estados membros da ONU a reconhecerem o direito humano a um meio ambiente saudável na Assembleia Geral da ONU!
2. Ao Comitê dos Direitos da Criança da ONU e os Estados Partes na Convenção sobre os Direitos da Criança:
Desenvolva um protocolo adicional à Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, que especificamente e vinculativamente ancora o direito das crianças a um meio ambiente saudável e aplica a Convenção sobre os Direitos da Criança ao contexto ambiental!
3. Aos governos de todos os países:
Votem nos órgãos da ONU pelo reconhecimento do direito das crianças a um meio ambiente saudável e implemente-o em suas políticas nacionais!