×
You seem to have had an issue loading this page or you have javascript disabled, which may cause problems while using Change.org. To avoid any further inconvenience, please enable javascript in your browser and refresh this page.
Presidente Dilma: garanta a devolução de Marãiwatsédé aos Xavante!
  • Petitioned Ilma. Sra. Dilma Rousseff

This petition was delivered to:

Presidente da República Federativa do Brasil
Ilma. Sra. Dilma Rousseff
Ministro da Justiça
Ilmo. Sr. José Eduardo Cardozo
Ministra-Chefe da Casa Civil
Ilma. Sra. Gleisi Hoffmann
Presidente da Fundação Nacional do Índio
Ilma. Sra. Marta Azevedo
Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Ilmo. Sr. Carlos Guedes

Presidente Dilma: garanta a devolução de Marãiwatsédé aos Xavante!

1. Campanha pela desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé
    2. Petition by

Campanha pela desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé

Brazil

A desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT) tem sido aguardada há 20 anos pelo povo Xavante e por quem acredita no papel da Justiça diante das manobras falsas e inescrupulosas de políticos e ruralistas que apoiam a permanência de invasores numa terra cobiçada pelo agronegócio, entre os rios Araguaia e Xingu.

Queremos o seu apoio à luta dos Xavante para que os indígenas possam viver dentro do território que há mais de 14 anos lhes foi reconhecido. Políticos mato-grossenses propalam mentiras na imprensa, como a existência de 7 mil posseiros na área, quando a terra indígena está na verdade ocupada por grandes fazendas produtoras de gado e soja ilegais. O IBAMA, por exemplo, já realizou embargos em 132 mil hectares em Marãiwatsédé e aplicou multas que somam mais de R$ 100 milhões a esses fazendeiros. Cerca de 400 famílias de pequenos produtores rurais que vivem nas imediações da localidade conhecida como Posto da Mata foram identificadas pelo INCRA e terão direito a reassentamento, pois a Justiça entendeu que foram enganados por políticos que incentivaram a invasão da terra indígena, assim que os Xavante indicaram a reoucupação da terra, de onde foram retirados à força em 1966.

Apoiados por lideranças políticas do Mato Grosso no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e no governo estadual, os invasores de Marãiwatsédé já se valeram de bloqueios de estradas, do recrudescimento de ameaças (inclusive de morte), e do convencimento da opinião pública se utilizando de informações falsas sobre o número de ocupantes não-indígenas, jamais checadas pela imprensa.

Confiantes no papel do governo e da Justiça na garantia da integridade física e territorial do povo Xavante de Marãiwatsédé, apoiamos a DESINTRUSÃO JÁ!

Recent signatures

1. Reached 4,000 signatures

Supporters

@penas

31 Oct, 2012

Assinei: Presidente Dilma - garanta a devolução de Marãiwatsédé aos Xavante! http://t.co/RpZrfmOK via @change #souindio

Pena Schmidt
    5.04k followers

Reasons for signing

• Gustavo Araujo FORTALEZA, AUSTRIA
      • 3 months ago

Pela preservacao cultural e pela diversidade que é uma das características do povo e do território brasileiro.

• Francisco Berto diniz CAPELINHA, BRAZIL
      • 3 months ago

eles já são dono destas terras, antes da descoberto do Brasil.

• José Henrique Leite da Silva SãO PAULO, BRAZIL
      • 5 months ago

Chega dessa maldita colonização que já vem durante séculos.

• Gustavo Henrique NUPORANGA, BRAZIL
      • 8 months ago

Até quando iremos tomar tudo o que sempre foi de direito dos indios?

• lauriane gomes BARCELOS, BRAZIL
      • 8 months ago

A TERRA É DELES

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.