×
You seem to have had an issue loading this page or you have javascript disabled, which may cause problems while using Change.org. To avoid any further inconvenience, please enable javascript in your browser and refresh this page.
  • Petitioned FIFA

This petition was delivered to:

FIFA

Queremos o Tropeirão de volta ao estádio Mineirão #tropeironacopa

1. Lucas Pretti
    2. Petition by

Lucas Pretti

Sao Paulo, Brazil

Queremos que a Fifa se comprometa a garantir espaços específicos dentro e ao redor do Mineirão, em Belo Horizonte, para o feijão tropeiro e os barraqueiros que trabalham no local desde a construção do estádio, há 25 anos.

Estamos sofrendo o mesmo problema da Bahia, com o acarajé. Uma resolução da Fifa proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Em Minas, a diferença é que as Leis Gerais da Copa em nível municipal e estadual ainda não foram votadas.

Por isso, nós, do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac), do qual faz parte a Associação de Barraqueiros do Mineirão (Abaem), queremos também que os deputados e vereadores se juntem à luta para garantir espaço para os barraqueiros e o Tropeirão, incluindo a possibilidade no texto das leis.

O trabalho dos barraqueiros é responsável pelo sustento de 150 famílias. Algumas delas estão deixando suas casas, sem poder pagar o aluguel de R$ 300. Além da questão da identidade cultural brasileira e mineira, a Fifa está atropelando a vida das pessoas em nome de interesses de patrocinadores internacionais, como o McDonald’s. Temos certeza de que os torcedores preferem nosso Tropeirão aos hambúrgueres deles.

A Fifa já está ouvindo as baianas (anunciou ao UOL que recuaria da decisão). Com este abaixo-assinado, vai ter que dar ouvidos aos mineiros também!

To:
FIFA
Queremos o Tropeirão de volta ao estádio Mineirão #tropeironacopa

Sincerely,
[Your name]

Recent signatures

Supporters

Develop your own tools to win.