• Petitioned Mondelez

This petition was delivered to:

Mondelez

As produtoras de cacau merecem dignidade e respeito!

1. Petition by

Oxfam no Brasil

1.
  2.
May 2013

Victory

Graças à sua ajuda alcançamos a vitória. A Mondelez Internacional se uniu a Mars e Nestlé e também se comprometeu a melhorar a qualidade de vida das mulheres envolvidas nas suas cadeias de produção de cacau e de suas famílias. Até o fim de maio a companhia prometeu assinar o Princípio de Empoderamento das Mulheres, da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros compromissos. É uma vitória tripla! Os compromissos assumidos pelas três mostram para toda a indústria de alimentos e bebidas que nós, consumidores, estamos de olho em como elas estão fazendo negócios!

Chocolate é uma indústria de R$ 200 bilhões, mas quem produz o cacau ganha, em média, R$ 4 por dia. Para as mulheres, a situação é ainda pior.

As mulheres produtoras de cacau recebem menos treinamentos e menos dinheiro pelo seu trabalho – se é que recebem alguma coisa!

Comparando com homens, elas têm maior dificuldade em receber empréstimos, os contratos de trabalho raramente estão em seus nomes e, no Brasil, apenas 12% das propriedades rurais estão em suas mãos!

Nestlé, Mars e Mondelez compram mais de 30% de todo o cacau produzido no mundo. Mas por toda a cadeia de suprimento as mulheres estão sendo injustiçadas. Duas das três grandes empresas de chocolate, Nestlé e Mars, já responderam aos nossos pedidos.

Você pode mudar isso!

Você compra o chocolate - e as empresas se importam com o que você pensa. Chegou a hora de aumentarmos a pressão e pedir que a Mondelez se mexa e:

- Veja a forma como as mulheres são tratadas em toda a cadeia de suprimento.

- Ouça o que as mulheres têm a dizer sobre como são tratadas.

- Aja, instituindo e monitorando políticas para proteger o direito das mulheres e apoiar e nutrir suas habilidades.

Empreste sua voz para quem mais precisa!

Recent signatures

1. Resposta de Mars e Nestlé

Nestlé e Mars se comprometeram publicamente a fazer mais para exigir e garantir os direitos das produtoras de cacau envolvidas em sua cadeia de fornecedores. Elas prometeram fazer avaliações e um plano de ação para enfrentar as questões de gênero nas comunidades impactadas pela sua produção de cacau em até um ano. Além disso, assumiram o compromisso de trabalhar para fazer parte do Princípio de Empoderamento das Mulheres, da ONU. Esses passos só foram tomados após a pressão que você fez!

Nesta indústria de bilhões de dólares, as mulheres que trabalham na produção de cacau muitas vezes ganham menos de US$ 2 por dia e enfrentam batalhas diárias contra desigualdade, pobreza e fome. Nestlé, Mars e Mondelez, que compram 30% do cacau produzido no mundo, têm o poder de mudar essa realidade.

Mas ainda falta uma empresa! É hora de pressionar ainda mais a Mondelez International.

As mulheres invisíveis por trás do chocolate

Como é a vida as mulheres que produzem o cacau do seu chocolate favorito? Acesse http://chn.ge/162Uped e mude essa realidade

2. Reached 750 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Alessandra Oliveira RIO DE JANEIRO, BRAZIL
      • about 1 year ago

Dignity, respect and all.

• Silvania Ferreira RIBEIRãO DAS NEVES, BRAZIL
      • about 1 year ago

E o colonialismo continua!

• Marcia Teresinha Thim ARARAS, BRAZIL
      • over 1 year ago

A dignidade está em produzir seu prórpio meio de vida.

• over 1 year ago

Eu detesto injustiças. Há muitos anos eu não compro nada da Nestlé, eu boicoto mesmo. São poderosos, exploram quem produz e quem compra.

• sandra herdy NITERóI, BRAZIL
      • over 1 year ago

Devemos incentivar o trabalho honesto como crescimento e acabar com a desvalorização,o preconceito quanto ao trabalho das mulheres !

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.