×
You seem to have had an issue loading this page or you have javascript disabled, which may cause problems while using Change.org. To avoid any further inconvenience, please enable javascript in your browser and refresh this page.
Prefeitura de São Paulo: sinalize as Zonas 30 #Zona30emSP
  • Petitioned Fernando Haddad

This petition was delivered to:

Prefeito de São Paulo
Fernando Haddad
Secretário Municipal de Transportes
Jilmar Tatto
CET
Diretoria Adjunta de Sinalização e Suprimentos
Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras
Chico Macena da Silva

Prefeitura de São Paulo: sinalize as Zonas 30 #Zona30emSP

1. Petition by

Catraca Livre

Você sabia que, mesmo que não tenha placa indicativa de velocidade, nenhum veículo pode andar a mais de 30km/h em vias locais? Se mais gente soubesse disso, muitas vidas seriam poupadas por ano e a nossa qualidade de vida seria muito melhor em São Paulo.

Essa lei já existe: é o artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro mas, pela falta de sinalização e informação, é mais uma lei que não pega.

Restringir a velocidade a 30 km/h em vias locais não é uma ideia nova: faz 30 anos que a primeira Zona 30 foi implantada no mundo, na cidade de Buxtehude, na Alemanha. Deu tão certo que a iniciativa se espalhou pela Europa e já tem exemplo brasileiro, no Rio de Janeiro.

O British Medical Journal analisou os dados de acidentes nas Zonas 30 da Inglaterra durante 20 anos, de 1986 a 2006, e concluiu que houve redução de 41,9% no número de acidentes, sendo mais acentuada a queda em acidentes envolvendo crianças pequenas. Nas áreas próximas daquelas devidamente sinalizadas como Zonas 30, os acidentes caíram 8%.

Nós já temos uma lei que poderia dar a São Paulo o mesmo benefício, mas precisamos fazer esta lei valer. Vamos pedir ao prefeito Fernando Haddad que sinalize as Zonas 30 e promova educação e fiscalização sobre o limite de 30 km/h em vias locais.

Ajude a construir uma São Paulo mais humana: assine e compartilhe!

Recent signatures

1. Reached 750 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Maria Francisca Brito SãO PAULO, BRAZIL
      • 7 months ago

Porque concordo com a proposta acima.

• Mauro Almeida SãO PAULO, BRAZIL

Aprovo a medida

• Fernando Tadeu Lannes ESPERA FELIZ, BRAZIL
      • about 1 year ago

Pedimos a implantação em São Paulo das "Zonas 30", com sinalização adequada alertando para o limite de velocidade de 30 km/h nas vias locais.

O limite já é obrigatório pelo art. 61, § 1º, inciso I, alínea D do Código de Trânsito Brasileiro, mas a falta de informação e de sinalização adequada impedem São Paulo de desfrutar dos benefícios das "Zonas 30", implantadas pela primeira vez na Alemanhã há 30 anos.

Segundo estudo do British Medical Journal que acompanhou durante 20 anos os dados de das "Zonas 30" da Inglaterra, a manutenção efetiva do limite de velocidade reduz os acidentes em 41,9% e os maiores beneficiados são as crianças pequenas. As regiões ao redor de "Zonas 30" também passam a ter menos mortes e mais qualidade de vida.

Por isso, pedimos:

1. Que seja implantado em São Paulo um sistema de sinalização adequado para que o motorista perceba onde deve reduzir a velocidade para 30 km/h.

2. Um programa de educação e informação sobre as Zonas 30.

Queremos também que a sinalização venha acompanhada de campanhas de conscientização e mais fiscalização para garantir o cumprimento da lei.

• silvia mazzo toth SãO PAULO/SP, BRAZIL
      • about 1 year ago

não aguento mais o desrespeito dos muitos motoristas correndo demais, principalmente em ruas estreitas e sem sinalização nenhuma

• Regina Canhedo SAO PAULO, BRAZIL
      • about 1 year ago

Porque eu espero que possamos viver nessa cidade de forma mais humana e prazerosa!

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.