Ministro Luís Inácio Adams (AGU): Pague o que o Governo Federal deve aos aposentados do Aerus
  • Petitioned Sr. Luís Inácio Adams

This petition was delivered to:

Advogado Geral da União
Sr. Luís Inácio Adams

1. Ana Dias
    2. Petition by

Rio de Janeiro, Brazil

Nós somos os funcionários aposentados da Varig e Transbrasil, solicitando ao  Governo Brasileiro que pague o que nos deve, como foi determinado pela Justiça. 750 aposentados já morreram sem receber a aposentadoria que lhes era devida.

Em Abril de 2006, o Governo Brasileiro tornou-se responsável pelo fundo de pensão AERUS, para o qual 10.000 aeroviários e aeronautas, contribuíram desde 1982 com 10% a 20% do salário.

Nunca entendemos por que razão o Governo Brasileiro permitiu que essas empresas fizessem “negociações” com o dinheiro do fundo de pensão dos funcionários. A Varig fez 21 renegociações de dívidas. A Transbrasil fez 8. O resultado foi um calote monumental que acabou com a aposentadoria dos aeroviários e aeronautas.

Eu sou Ana Karina Dias, filha da Romacilda, uma comissária de bordo que hoje vive com apenas 50% da aposentadoria à qual tem direito, muitos estão recebendo apenas 8 % e corre o risco de perder 24 anos de contribuição. Luto por ela e por colegas que estão em situação ainda pior. Há participantes do fundo em penúria e gente que cometeu suicídio levada pelo desespero.

A Justiça Brasileira nos dá razão. Em 13 de Julho de 2012, houve uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1 Região(TRF1), que determinou o pagamento do que é devido aos aposentados. O Governo Federal não cumpriu e recorreu de novo, prática constante da Advocacia Geral da União (AGU). Faz 2 anos que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que fosse aceita Antecipação de Tutela e o Governo Federal pagasse as aposentadorias de forma integral, bastava haver uma decisão de 1 instância, já que o caso dos beneficiários do AERUS é de caráter alimentício e indenizatório.Mas essa decisão também não foi cumprida.

Desejamos apenas que as aposentadorias devidas sejam pagas. Temos apoio político e queremos agora, com este abaixo-assinado, apoio popular para que os 10 mil aposentados na faixa dos 75 anos de idade recebam o que o Governo Federal deve a eles. Pedimos à AGU que pare de recorrer sistematicamente e pague o que a Justiça determinou.

Recent signatures

1. Reached 8,000 signatures
    2. Manifestação AERUS ontem em Curitiba, Sp. Nós estávamos lá!

Fiscalização começa a ser reforçada em 12 aeroportos

Duzentos e noventa funcionários reforçam a fiscalização nos aeroportos. Agentes se disfarçam como passageiros para verificar se o atendimento está sendo feita de forma correta. Aeronautas fizeram uma manifestação em Congonhas.

3. Reached 7,500 signatures
    4. Comentário no SBT Brasil de hoje sobre o Sr. Luís Inácio Adams

Petition Organizer

Vejam o comentário de José Neumanne Pinto sobre o Advogado Geral da União Luís Inácio Adams, que é justamente a pessoa responsável por recorrer aos nosso processo e não pagar o que o Governo nos (AERUS) deve!

5. Inacredtável! Olha o Luís Inácio Adams aqui!

Servidores da AGU pedem 'fora Adams' na porta do órgão em Brasília

Servidores da AGU (Advocacia Geral da União) fizeram nesta quinta-feira (29) manifestação em frente ao o órgão, em Brasília, quando pediram o afastamento do ministro Luís Inácio Adams do cargo para que seja apurado se ele tinha conhecimento da participação de José Weber, até sábado seu braço direito no órgão, em suporto esquema de corrupção.

6. CORREÇÃO - SBT HOJE

Petition Organizer

Pessoal poderá ser às 19:40 ou a meia-noite! Por isso vamos ficar ligados nos dois horários!!

7. AERUS - Estaremos hoje no Jornal do SBT à 00:00

Petition Organizer

Nosso abaixo-assinado está repercutindo! Fomos chamado para dar entrevista hoje no Jornal do SBT que irá passar à 00:00 hoje!
      Todos na frentinha da telinha do SBT hoje para dar audiência a eles em forma de agradecer o espaço que eles estão nos dando!
      Aproveito para agradecer todo o apoio que a CHANGE.ORG está nos dando !!

8. Notícias de sábado 24/11

9. Reached 7,000 signatures
    10. Um absurdo!

Petition Organizer

É um absurdo pessoas com mais de 70 anos terem que se deslocar de suas casas e ir até Brasília passar o dia todo em pé e debaixo do sol e ficar por horas falando, gritando por que o governo simplesmente não quer DEVOLVER o dinheiro da aposentadoria deles!

11. Reached 6,000 signatures
    12. O que houve no dia 14/11/2012 lá em Brasília

Sindicalistas e aposentados serão recebidos por Moreira Alves

Detalhes Criado em Quarta, 14 Novembro 2012 14:33 A direção do Sindicato Nacional dos Aeronautas e da Fentac/CUT, ao lado dos aposentados e pensionistas do Aerus, será recebida esta tarde (14/11), às 14 horas, pelo desembargador Moreira Alves, do Tribunal Regional Federal (TRF).

13. Reached 5,000 signatures
    14. Senadora Ana Amélia Lemos apóia nossa causa!

Falando por nós!

[AERUS] Sen. Ana Amélia, 02-04-2012

Excerto do pronunciamento da Senadora Ana Amélia Lemos, no dia 02 de abril de 2012; a senadora lembrou o drama dos ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas Aerus. A íntegra deste pronunciamento pode ser acessado na página da TV Senado, aqui: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=158628&cod_video=153927 Edição: JP/O cão que fuma http://www.ocaoquefuma.com

15. Senador Álvaro Dias lutando a nosso favor!

Petition Organizer

O que todo brasileiro gostaria de falar para os políticos lá dentro! Ele falou!
      Dá dinheiro pra Copa e não paga trabalhador aposentado!
      Pessoal, o Senador Álvaro Dias tem facebook! Agradeçam o apoio para que eles nos fortaleça ainda mais lá dentro!

Em defesa do Aerus

Veja a íntegra do pronunciamento feito em plenário pelo Líder do PSDB, senador Alvaro Dias, em defesa dos aposentados do Aerus.

16. Reached 4,000 signatures
    17. Últimas notícias! dia 13/11/2012

Petition Organizer
      Funcionários da Varig ainda lutam para receber indenizações

Aposentados e pensionistas aeroviários de empresas como a antiga Varig continuam lutando para receber. A justiça obrigou a união a pagar os aposentados, mas o governo ainda não cumpriu a ordem. A multa já chega a quase três milhões de reais. MATÉRIA: TV BAND (RIO)

18. Reached 750 signatures
    19. Ex-funcionários da Varig fazem protesto no Aeroporto Santos Dumont

Ex-funcionários da Varig fazem protesto no Aeroporto Santos Dumont

Ex-funcionários da companhia aérea Varig realizaram um protesto no Aeroporto Santos Dumont, Centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (31). De acordo com os organizadores, o ato foi motivado após a União reduzir os benefícios aos aposentados que faziam parte do Aerus, fundo de pensão das extintas companhias aéreas Varig e Transbrasil.

Supporters

@guardbod

Nov 16, 2012

Apoie a campanha da Ana Karina pedindo justiça para os aposentados do Aerus - assine a petição!

Paul X brow
    20.5k followers

Reasons for signing

• Sergio Pereira SãO PAULO, BRAZIL
      • 5 months ago

Sou aposentado da Transbrasil, contem comigo.

• Alessandra Abreu SãO PAULO, BRAZIL
      • 5 months ago

Lutando pelo que é justo e de direito do povo.

• RUBENS CRISTOFORO JUNIOR SãO PAULO, BRAZIL
      • 5 months ago

Que se cumpre a Constituição e o Dever Moral do Estado: Paguem o AERUS Já!!!

• Eduardo Bello SãO PAULO, BRAZIL
      • 5 months ago

Por favor, façam o que é certo. Que o gaoverno pague sua dívida!

• Paulo Urbonas SãO PAULO, BRAZIL
      • 5 months ago

Não é esmola que pedimos, mas nossos justos direitos.

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.