• Petitioned Sr. Li Jinzhang

This petition was delivered to:

Embaixador da República Popular da China no Brasil
Sr. Li Jinzhang
Secretário-geral do Partido Comunista da China
Xi Jinping

1. Desmond Tutu
    2. Petition by

Desmond Tutu

South Africa

Liu Xiaobo é um intelectual chinês proeminente, ativista da democracia e o único ganhador do Prêmio Nobel preso. Na condição de colega também premiado, peço para você se unir a nós e a outros 134 ganhadores do Nobel para apelar ao líder chinês Xi Jinping pela libertação de Liu Xiaobo e de sua esposa, Liu Xia, que está em prisão domiciliar.

Dr. Liu é ativista histórico dos direitos humanos e foi condenado em 2009 por ajudar a escrever um manifesto político, a “Carta 08”, favorável à reforma democrática pacífica e com pedidos de mais respeito aos direitos humanos e do fim do regime de um partido só na China. Depois de capturar Dr. Liu, a polícia o prendeu sem acusação e o deixou sem acesso a um advogado por seis meses. O governo impediu também que a esposa de Liu, diplomatas internacionais e a imprensa assistissem ao julgamento.

Em 8 de outubro de 2010, o Comitê Norueguês do Nobel deu o passo corajoso de conceder a Dr. Liu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento à “luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais na China”.

Ao invés de celebrar este grande prêmio entregue a um de seus cidadãos, a polícia chinesa colocou a esposa de Dr. Liu, Liu Xia, em prisão domiciliar sem nenhuma acusação ou processo legal, e impediram que diplomatas e jornalistas se encontrassem com ela.

Dois anos depois, tanto Dr. Liu quanto Liu Xia continuam detidos. Apesar de as Nações Unidas afirmarem que a detenção de Dr. Liu e a prisão domiciliar de Liu Xia violam as leis internacionais, o governo continua a isolá-los do resto do mundo.

Essa violência flagrante contra o direito fundamental ao processo e à livre expressão deve ser publicizada e confrontada com força pela comunidade internacional. É por isso que eu e meus 134 colegas ganhadores do Prêmio Nobel estamos juntos para pedir a libertação imediata e incondicional.

Junte-se a nós assinando este abaixo-assinado endereçado ao líder chinês Xi Jinping. Nós confiamos que a sua participação dará uma mensagem clara ao governo chinês de que a continuação da detenção do único prisioneiro do mundo ganhador do Nobel da Paz e de sua esposa -- em clara violação de sua liberdade de expressão e de direito a processo legal -- não será tolerada pela comunidade internacional. Junte-se a nós e faça as novas lideranças chinesas saberem que os direitos humanos fundamentais devem ser respeitados em qualquer lugar.

É hora de libertar Liu Xiaobo e Liu Xia.

Desmond M. Tutu
Arcebispo Emérito da Cidade do Cabo

To:
Sr. Li Jinzhang, Embaixador da República Popular da China no Brasil
Xi Jinping, Secretário-geral do Partido Comunista da China

Sincerely,
[Your name]

Recent signatures

1. Reached 9,000 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Rodrigo Bonani SãO PAULO, BRAZIL
      • 6 months ago

Liberte

• Catharine Augusto BELFORD ROXO, BRAZIL
      • 9 months ago

Porque a voz do bem precisa falar mais alto!

• Mila Ferreira RIO DE JANEIRO, RJ, REPúBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, BRAZIL
      • 11 months ago

EM NOME DOS DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS, LIBERDADE E PAZ PARA LIU XIABOO E LIU XIA.

• Bernard Twardy FORTALEZA, BRAZIL
      • about 1 year ago

Filosofia de Gulag a moda Chinesa, tem que acabar.

• Rhuan Dantas SÃO PAULO, BRAZIL
      • about 1 year ago

ju.d@live.co.uk

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.