• Petitioned FIFA

This petition was delivered to:

FIFA

Queremos o Tropeirão de volta ao estádio Mineirão #tropeironacopa

1. Lucas Pretti
    2. Petition by

Lucas Pretti

Sao Paulo, Brazil

Queremos que a Fifa se comprometa a garantir espaços específicos dentro e ao redor do Mineirão, em Belo Horizonte, para o feijão tropeiro e os barraqueiros que trabalham no local desde a construção do estádio, há 25 anos.

Estamos sofrendo o mesmo problema da Bahia, com o acarajé. Uma resolução da Fifa proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Em Minas, a diferença é que as Leis Gerais da Copa em nível municipal e estadual ainda não foram votadas.

Por isso, nós, do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac), do qual faz parte a Associação de Barraqueiros do Mineirão (Abaem), queremos também que os deputados e vereadores se juntem à luta para garantir espaço para os barraqueiros e o Tropeirão, incluindo a possibilidade no texto das leis.

O trabalho dos barraqueiros é responsável pelo sustento de 150 famílias. Algumas delas estão deixando suas casas, sem poder pagar o aluguel de R$ 300. Além da questão da identidade cultural brasileira e mineira, a Fifa está atropelando a vida das pessoas em nome de interesses de patrocinadores internacionais, como o McDonald’s. Temos certeza de que os torcedores preferem nosso Tropeirão aos hambúrgueres deles.

A Fifa já está ouvindo as baianas (anunciou ao UOL que recuaria da decisão). Com este abaixo-assinado, vai ter que dar ouvidos aos mineiros também!

To:
FIFA
Queremos o Tropeirão de volta ao estádio Mineirão #tropeironacopa

Sincerely,
[Your name]

Recent signatures

Supporters

Develop your own tools to win.