Concurso Miss Bahia e Rede Bandeirantes: Por que faltam  meninas negras no Miss Bahia 2013?
  • Petitioned Concurso Miss Bahia

This petition was delivered to:

Concurso Miss Bahia
Rede Bandeirantes
Hotel Sheraton Bahia

Concurso Miss Bahia e Rede Bandeirantes: Por que faltam meninas negras no Miss Bahia 2013?

1. luciana arruda
    2. Petition by

luciana arruda

rio de janeiro, Brazil

* ATUALIZAÇÃO* No dia 25 de maio foi eleita a Miss Bahia e para a nossa alegria a candidata escolhida foi a Priscila Cidreira, candidata negra, de 22 anos. Acreditamos que apesar de não ter uma resposta oficial dos organizadores do concurso, a repercussão do abaixo-assinado e polêmica nas redes sociais serviu para alertar os organizadores a pensarem sériamente em rever os critérios adotados para seleção e eleição das candidatas. Esperamos agora que a representatividade de meninas negras seja muito maior em 2014 - obrigado a todos que assinaram esta campanha!

Apesar das meninas finalistas do Miss Bahia 2013 serem lindas, é totalmente improvável que em um estado onde aproximadamente 80% das pessoas se consideram negras ou pardas, haja tão pouca representatividade de meninas destas etnia no concurso final para eleger a menina mais bonita do estado. Por isso eu peço uma explicação imediata dos organizadores do concurso, alteração dos juízes, formação de uma comissão fiscalizadora, ações para aumentar a representatividade de meninas negras e uma revisão dos padrões de beleza adotados pela atual mesa de jurados do concurso.

"Traços do fenótipo africano, como o formato do nariz, dos lábios e o tipo de cabelo são considerados feios. Isso é característica do racismo de marca vigente no Brasil, de acordo com Oracy Nogueira, e também é fruto de um padrão de beleza que valoriza a estética europeia, onde são consideradas lindas, por exemplo, mulheres brancas, com cabelos lisos e louros, olhos azuis e, preferencialmente, magras". - diz o sociólogo Roberto Izoton no seu blog, comentando a composição das candidatas

A representatividade étnica das finalistas do concurso não deixam dúvida de que há por parte dos juízes uma preferência óbvia por biotipo. Portanto, vamos fazer justiça por todas as meninas negras lindas, que tem o direito de sonhar em um dia ser Miss Bahia. Ou Miss Brasil e quem sabe, Miss Universo. Vamos assinar para que a cara do Miss Bahia 2014 seja bem diferente

Recent signatures

1. Reached 2,500 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Bruna Paixão SALVADOR, BRAZIL
      • 3 months ago

eu tenho 14 anos teenho um sonho de ser Modelo tenho peso 50 - altura 1;80 manikin 36 ou 38tenho cabelos loiros bem cachiadinho tenho os olhos verdes so magrinha gostaria de dar o meu Melhor Como proficional.. ass; bruna

• Edson Batista Medeiros SALVADOR, BRAZIL
      • 5 months ago

É verdade e dou fé o Brasil é de um povo miscigenado não temos uma cor de pele definida, mas nos concursos de beleza não se escolhe candidatas negras como é o caso da Bahia, o modelo é sempre louro e morena clara ou parda. Difícil a cor negra. Até a indigina , japonesa O Brasil é negro, viva o Brasil e se seu povo.

• Adriana Cunha SALVADOR, BRAZIL
      • 7 months ago

O Brasil tem que valorizar o que tem de melhor, a miscigenação. Não sou contra uma branca representar a Bahia, sou contra o racismo que está instalado em todos os setores da nossa sociedade, incluindo no concurso do miss Bahia e miss Brasil. É inaceitável que um Estado como a Bahia, cuja a maioria da população são de negros e pardos, quase nunca termos representantes negras, uma raridade. O que dizer então do miss Brasil?! Até hoje só tivemos uma miss Brasil negra. O concurso já existe há décadas. Isso é espantoso.

O que o brasileiro tem que entender, é que somos um país mestiço. " NÓS NÃO SOMOS EUROPEUS". SOMOS A SÍNTESE DO MUNDO". Assim como temos brancas lindas, temos negras espetaculares, índias maravilhosas, asiática charmosas, e assim por diante. E "ABAIXO O RACISMO". Por mais misse negras e mestiças. Direitos iguais para todos as cores.

• jeremias das neves SãO PAULO, BRAZIL
      • 8 months ago

Ela é muito completa e é minha conterrania merecem meu voto.............

• Francielly Marques PARIPIRANGA, BRAZIL
      • 8 months ago

Sonho em ser miss. Julgam minha cor.

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.