Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014 #baianasnacopa
  • Petitioned Ronaldo

This petition was delivered to:

Ronaldo Fenômeno (membro do Comitê Organizador Local da Copa)
Ronaldo
Diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local da Copa
Saint-Clair Milesi
Presidente da FIFA
Joseph Blatter
Aldo Rebelo
Secretário da Secopa Bahia.
Ney Campello
Chefe de Gabinete da Secopa Bahia.
Líliam Pitanga

Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014 #baianasnacopa

1. Rita Santos
    2. Petition by

Salvador, Brazil

1.
  2.
June 2013

Victory

CONSEGUIMOS! Baianas têm espaço garantido na Copa de 2014! Depois de 8 meses de campanha nós finalmente conseguimos dobrar uma das entidades mais fechadas do mundo. A Fifa voltou atrás e refez o projeto de alimentação da Arena Fonte Nova, incluindo quiosques para a venda de acarajé! Vimos que quando as baianas se mobilizaram, as pessoas apoiaram, e conseguimos levar a nossa história para todo o Brasil! Agora sabemos que com garra e determinação podemos dobrar até a Fifa!! Em nome das baianas, agradecemos a todas as 17.721 pessoas que defenderam a cultura brasileira e assinaram nosso abaixo-assinado!

Queremos que a FIFA se comprometa com o Brasil, representado pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, a garantir espaços específicos ao redor dos estádios na Bahia para as baianas vendedoras de acarajés.

Uma resolução da FIFA proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Eles 'permitem' os acarajés dentro dos estádios, mas não as baianas.

Sou presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), em Salvador, e trabalhamos todos os dias na salvaguarda de um dos patrimônios imateriais do Brasil, reconhecido pelo IPHAN, o "ofício das baianas de acarajé". Fazemos cursos, capacitamos, zelamos e orientamos essas mulheres desde 1992.

Claro que segurança, higiene e alimentação saudável devem estar entre as preocupações da organização de um evento tão grande e impactante, mas isso não pode ser influenciado por interesses de patrocinadores, como a rede McDonald's. Eles terão espaço garantido para seus hambúrgueres?

Já há uma comoção nacional em torno do assunto. Além de nós, o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Márcio Caires (Griô), também pressiona. A notícia já indignou pessoas por todo o Brasil. E agora queremos, através desta petição, que Ronaldo amplifique nossa voz para garantir que a FIFA ouça.

Recent signatures

1. Reached 17,500 signatures
    2. Reached 7,500 signatures
    3. Reached 7,000 signatures
    4. (Imprensa da Alemanha) Brasil na guerra do Acarajé

Madeleine Lacsko
      Brasilien im Acaraje-'Krieg' - sport.de

THEMENPAKET Was für die Deutschen die Currywurst mit Fritten ist, ist für die Brasilianer, vor allem jene aus dem Bundesstaat Bahia im Nordosten des Landes, das Acaraje. Ein kleiner Snack, schnell zubereitet, an jeder Ecke zu haben und ausgesprochen schmackhaft - zumindest, wenn man es etwas schärfer mag.

5. Reached 6,000 signatures
    6. Reached 5,000 signatures
    7. QUEREMOS BAIANAS E ACARAJÉS NA COPA DE 2014

Queremos Baianas e Acarajés na Copa de 2014

Reblogged from Religiões Afro Brasileiras e Política: Pressionando Ronaldo Fenômeno (membro do Comitê Organizador Local da Copa) Por Rita Santos Salvador, Brazil Queremos que a FIFA se comprometa com o Brasil, representado pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, a garantir espaços específicos ao redor dos estádios na Bahia para as baianas vendedoras...

8. Reached 4,000 signatures
    9. http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/mp-rec

Petition Organizer
      CORREIO | O QUE A BAHIA QUER SABER: MP recomenda venda de acarajé dentro da Fonte Nova durante a Copa

MP recomenda venda de acarajé dentro da Fonte Nova durante a Copa Iphan, Secopa e Saltur terão 15 dias para comunicar a orientação à Fifa 30.10.2012 | Atualizado em 30.10.2012 - 17:14 Visualizações: 1666 Submetendo seu voto...

10. Reached 750 signatures
    11. Jaques Wagner declara apoio à campanha #baianasnacopa

Lucas Pretti
      Jaques Wagner declara apoio à campanha #baianasnacopa

No evento, o governador do Estado da Bahia reconheceu o ofício das baianas de acarajé como patrimônio imaterial estadual. "Ninguém vai tolher a tradição baiana. Nós vamos garantir a presença das baianas de acarajé na Fonte Nova", disse.

12. Reached 500 signatures
    13. EM 2014 O ACARAJÉ DA FONTE NOVA VAI SER DE QUEM?

Graziela Tanaka
      Campaigns Director, Brazil
      Em 2014 o acarajé da Fonte Nova vai ser de quem?

Baianas que tradicionalmente vendiam acarajé no estádio de Salvador, atualmente em reformas para a Copa, temem não reaver seus postos durante o megaevento No princípio, era o acarajé. E sempre foi assim para Maryjane Bomfim dos Santos, a única das oito baianas no Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, em Salvador, a vender o quitute na arquibancada do Esporte Clube Bahia.

14. Reached 250 signatures

Supporters

@Cardoso

Nov 03, 2012

@RomarioOnze querem fazer aqui o que fizeram na África do Sul, isolando estádios e expulsando comerciantes.

cardoso
    38.6k followers

@RomarioOnze

Nov 03, 2012

A FIFA tem q entender que o Brasil é 1 nação, eles são apenas uma entidade e devem se adequar as leis e aos costumes brasileiros. Viva a BA

Romario11
    591k followers

@secom_bahia

Oct 26, 2012

[Vídeo] Baianas de acarajé recebem título de patrimônio imaterial da cultura baiana http://t.co/FiLRXGOQ

Secom Governo BA
    14k followers

@agenciapublica

Oct 26, 2012

Lembram das baianas q podem perder seus postos por causa da #Copa2014 http://t.co/eq3XNUFn? Pois há 1 petição em defesa http://t.co/5hz447WN

Agência Pública
    4.25k followers

@ivanabentes

Oct 08, 2012

Parece nome de Chanchada mas é real! A FIFA contra o Acarajé! Bolinho da real economia criativa e popular ameaçados http://t.co/0gWCzvdy

ivanabentes
    10.4k followers

Reasons for signing

• Cássio Sá RIO DE JANEIRO, BRAZIL
      • over 1 year ago

absurdo!!! deixa elas trabalharem e divulgar nossa comida...envolve a nossa

cultura também!! Não a deixe morrer e ser encoberta!!!!!

• Tamirys Onofre RIO DE JANEIRO, BRAZIL
      • over 1 year ago

Ao invés de proibir, deveriam estar incentivando. As baianas, o acarajé fazem parte da cultura brasileira. As pessoas que virão para a Copa não estarão atrás apenas do futebol, mas aproveitarão para conhecer nossa cultura, nossa receptividade, nossas comidas, nossas belezas naturais, nossa simpatia. Não temos que ocultar e sim evideciar o que o povo brasileiro produz e tem a oferecer.

• Alex Hosokawa Griman SãO PAULO, BRAZIL
      • over 1 year ago

E desde quanto precisamos de autorização da FIFA pra isso?

• helvidio mattos SãO PAULO, BRAZIL

pela cultura popular

• marcia correia SãO PAULO, BRAZIL
      • over 1 year ago

Não podemos desprezar nossa cultura...

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.