CREMERJ: Revogue a proibição de médicos em partos domiciliares
  • Petitioned Sra. Marcia Rosa de Araujo

This petition was delivered to:

Presidente do CREMERJ
Sra. Marcia Rosa de Araujo

CREMERJ: Revogue a proibição de médicos em partos domiciliares

1. Graziela Tanaka
    2. Petition by

Graziela Tanaka

São Paulo, Brazil

No dia 19 de agosoto, CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) publicou a decisão vergonhosa de proibir médicos de efetuarem partos domiciliares. O médico que participar do parto domiciliar será processado disciplinarmente e pode até perder o direito de exercer a profissão. O CREMERJ proibiu ainda o acompanhamento de doulas, mulheres capacitadas para auxiliarem a gestante na hora do parto, de participarem de partos em hospitais.

Tanto o Ministério da Saúde como a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro já reconhecem o importante trabalho das doulas e parteiras durante o parto. O Conselho Regional de Enfermagem também já demonstrou o seu repúdio à resolução do CREMERJ. Segundo o seu presidente, Pedro de Jesus, o COREN vai entrar na Justiça conta a decisão. "Para garantir o direito da nossa profissão e para garantir o direito de escolha da mulher e o direito de ir e vir de qualquer cidadão, nós vamos com certeza estar consultando e encaminhandoa o Ministério Público, ação civil pública", disse.

A decisão do CREMERJ é um afronta ao direito de escolha das mulheres de decidirem como e onde querem ter seus filhos. Com uma taxa crescente, e preocupante, no aumento de cesarianas no país, é fundamental que o CREMERJ e profissionais da medicina apoiem e ajudem a dar visibilidade para o parto humanizado, alertando e educando a população, e principalmente gestantes, a optarem sempre que possível pelo parto normal.

Ajude a pressionar o CREMERJ a reverter a proibição dos partos domiciliares e acompanhamento das doulas, assine esta petição.

Recent signatures

1. Reached 10 signatures

Supporters

Develop your own tools to win.