Aos membros do Comité Nobel Norueguês: Para a atribuição do prêmio Nobel da Paz 2014 a J. Assange e   E. Snowden

Aos membros do Comité Nobel Norueguês: Para a atribuição do prêmio Nobel da Paz 2014 a J. Assange e E. Snowden

1. Petition by

Union Populaire Républicaine

Nós, abaixo assinados, agindo como membros da humanidade inteira,

Considerando que o reconhecimento da dignidade, inerente a todos os membros da família humana e aos seus direitos inalienáveis de igualdade constituem o fundamento da liberdade, da justiça, e da paz no mundo,

Considerando que a Declaração Universal dos direitos do Homem (DUDH), adoptada pela resolução 217 (III) A da Assembleia Geral das Nações Unidas do 10 Dezembro 1948, proclama solenemente que “o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum”,

Considerando que, segundo o artigo 12 desta Declaração Universal “ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência”,

Considerando que segundo o preâmbulo desta Declaração Universal, “e essencial que os direitos do Homem sejam protegidos por um regime de Direito para que o homem não seja forçado, como ultimo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão”,

Considerando que, o senhor Julian Assange, técnico de informática e cyber ativista de cidadania australiana, fundador, chefe da redacção e porta-voz de Wikileaks agindo de maneira conforme aos princípios fundamentais estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, trabalhou constantemente para permitir a todos os cidadãos do mundo de ter acesso livre à informação que não seja controlada pelos Estados ou manipulada pelas potências financeiras,

Considerando que, em reconhecimento da sua acção em favor da liberdade de acesso à informação e da luta contra a censura, o senhor Julian Assange recebeu vários prêmios de renome internacional especialmente:

- o “Media Award 2009” de Anistia Internacional (Prêmio Nobel da Paz 1977),

- o “Index on Censorship Award 2008” do jornal The Economist,

- a medalha de ouro da Sidney Peace Foundation para a “defesa do direito dos indivíduos ao conhecimento”,

Considerando que, o senhor Edward Snowden, técnico de informática, de nacionalidade Americana, antigo agente dos serviços de informação dos Estados Unidos da América, agindo conforme à ética e aos princípios fundamentais descritos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, revelou à opinião pública mundial:

- a existência de um sistema generalizado de captação de metadados de escutas telefónicas nos Estados Unidos,

- a existência de um sistema de escuta a nível planetário das comunicações privadas na internet gerido secretamente pelo governo americano com o nome de “programa de observação PRISM”,

- a existência de um sistema idêntico gerido secretamente pelo governo Inglês conhecido pelo nome de TEMPORA,

Considerando que, estas informações foram estimadas perfeitamente credíveis por toda a comunidade mundial de técnicos de informática e serviços de informação,

Considerando que, o governo dos Estados Unidos da América não desmentiu essas informações reveladas a nível mundial pelo senhor Snowden, mas que pelo contrário, confirmou de forma implícita a veracidade e autenticidade, decidindo de prosseguir o seu cidadão com acusações de espionagem, roubo, e uso ilegal de meios governamentais,

Considerando que, estas informações foram consideradas de uma gravidade tal que, o governo da República federal da Alemanha por exemplo, pediu oficialmente pela via do seu Ministério da Justiça, às autoridades americanas e inglesas, explicações detalhadas destes sistemas de intercepção, PRISM e TEMPORA,

Considerando que, estes sistemas de escuta e de intercepção, secretos, universais e sistemáticos, violam ao nível planetário o princípio essencial do segredo das correspondências e comunicações, violam consequentemente o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos acima citado,

Considerando que, ao alertar a opinião pública mundial, da existência destes sistemas que fazem temer a criação de um universo assustador de vigilância generalizada de todos os seres humanos comparado ao descrito feito por George Orwell no seu romance de antecipação 1984, o senhor Edward Snowden deve ser recompensado como benfeitor da Humanidade,

Considerando que, o Comité Nobel da Paz teve como jurisprudência constante de atribuir o prêmio Nobel da Paz a personalidades mundiais que tinham trabalhado de maneira pacífica em favor do respeito dos Direitos Humanos,

Considerando que, o comité Nobel da Paz atribuíu especialmente o Prêmio Nobel da Paz:

- a Andreï Sakharov em 1975 “pela sua campanha em favor dos direitos humanos” apesar dos protestos das autoridades do seu próprio país,

- a Amnistia Internacional em 1977 “pelo seu combate em favor dos direitos humanos e do respeito da Declaração Universal dos direitos Humanos”,

- a Barack Obama em 2009 “pelos seus esforços extraordinários afim de reforçar a cooperação entre os povos”,

- a Liu Xiaobo em 2010 “pela sua luta longa e sem violência , em favor dos direitos humanos” apesar dos protestos das autoridades do seu próprio país,

Considerando que, o comité Nobel da Paz teve muitas vezes a preocupação adicional do anterior, de atribuir o Prêmio Nobel da Paz a ativistas de direitos humanos que tinham em risco as suas segurança e liberdade pessoais, aproveitando o facto que a atribuição do Prêmio Nobel da Paz lhes traria de facto a imunidade,

Considerando que, os senhores Julien Assange e Edward Snowden trabalharam de maneira eminente e pacífica em favor do respeito dos direitos humanos, da liberdade de informação, e da liberdade do segredo da correspondência ao nível planetário, e que esta acção os põe irrefutavelmente e totalmente elegíveis a atribuição do Prêmio Nobel da Paz,

Considerando que, a segurança e a liberdade pessoal dos senhores Julien Assange e Edward Snowden estão actualmente, imediatamente e gravemente ameaçadas pelas autoridades americanas, e que a atribuição do Prêmio Nobel da Paz seria um meio importante de os proteger, assim como a atribuição do Prêmio Nobel da Paz protegeu em seu tempo Andreï Sakharov, Lech Walesa, Desmond Tutu, Aung Saung Suu Kyi, le Dalaï Lama, Liu Xiaobo, etc. da condenação de outras autoridades governamentais,

pedimos formalmente e solenemente aos:

- Sr. Thorbjørn Jagland, Présidente du Comité Nobel norueguês

- Sra Kaci Kullmann Five, vice-Présidente du Comité Nobel norueguês

- Sra Inger-Marie Ytterhorn, membro do Comité Nobel norueguês

- Sra e Berit Reiss-Andersen, membro do Comité Nobel norueguês

- Sr. Gunnar Stålsett, membro do Comité Nobel norueguês

assim como ao senhor Geir Lundestadt, secretário do Comité Nobel norueguês

de atribuir o Prêmio Nobel da Paz 2014, juntamente aos Senhores Julian Assange e Edward Snowden “pelos seus combates pacíficos em favor do direito imprescritível dos seres humanos à liberdade de informação e ao segredo absoluto das suas correspondências, em virtude do preâmbulo e do artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada solenemente pela Organisação das Nações Unidas”.

Pétition en français

Петиция пo русский

Petición en espanol

Underskriftskampanje på norsk

Petition in English

Petition auf deutsch

Petizione italiana

Türkçe olarak Dilekçe

Petskribo en Esperanto

To:
Para a atribuição do prêmio Nobel da Paz 2014 a J. Assange e E. Snowden

Sincerely,
[Your name]

Recent signatures

1. Reached 50 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Eudes de Alcantara Galdino JOãO PESSOA, BRAZIL
      • 4 months ago

Pela coragem de enfrentar um Estado Poderoso, não obstante intruso na intimidade da vida alheia.

• PAULO AUGUSTO DONATTI NÖTHEN BALNEáRIO CAMBORIú, BRAZIL
      • about 1 year ago

PEOPLE SHOULD NOT BE AFRAID OF THEIR GOVERMENT, GOVERMENT SHOULD NOT BE AFRAID OF THEIR PEOPLE

• alvaro moreira CASCAIS, PORTUGAL
      • about 1 year ago

quero agradecer aos dois a coragem que tiveram para que a nossa liberdade não nos fosse tirada

• Maira Nobre RIO DE JANEIRO, BRAZIL
      • about 1 year ago

Considero-os benfeitores da humanidade e não devem ser punidos por terem agido corretamente.

• Rinaldo Moraes RIO DE JANEIRO, BRAZIL
      • about 1 year ago

Por acreditar que as pessoas de bem podem mudar o mundo.

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.